Pular para o conteúdo principal

22% dos paulistanos afirmam ter sintomas de depressão

da Agência Estado


“Insegurança profissional, problemas financeiros e de relacionamento podem acontecer em qualquer fase da vida. Entre os 18 e 29 anos, no entanto, parecem assumir um significado maior. É nessa época também que começam a aparecer os primeiros sintomas da depressão.

Pesquisa realizada pelo Ibope com 793 pessoas, na cidade de São Paulo, sob encomenda da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), identificou um índice de 22% de paulistanos com sintomas da doença.


Entre a população de 18 a 29 anos ouvida pelos pesquisadores, 25% afirmaram ter apresentado ao menos dois sintomas de depressão - nas duas semanas anteriores à entrevista - como desanimo, tristeza e falta de interesse por atividades normalmente prazerosas. "Entre os 20 e 30 anos, costumam ocorrer os primeiros casos", diz o psiquiatra Rodrigo da Silva Dias, pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). "Fatores como pressão econômica, profissional e stress, aliadas ao componente genético, podem deflagrar a doença."

Não por acaso, a pesquisa identificou prevalência maior entre os mais pobres. Para 25% dos entrevistados das classes C e D, os sintomas do problema estavam presentes. Para as classes A e B, o índice não passou de 15%.

Diferentemente do senso comum, os sintomas da depressão não se restringem a problemas subjetivos ou emocionais. Entre as 174 pessoas que afirmaram ter os sinais da doença, 81% atestaram que o cansaço e a falta de energia são os sintomas mais freqüentes, 76% têm problemas de sono e 72% alterações de apetite.

"Em geral, associamos a depressão com sintomas psicológicos, mas alterações fisiológicas e dores de cabeça e nas costas são alguns dos critérios para o diagnóstico por serem muito freqüentes", diz a professora de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Abrata, Helena Calil.

A prevalência geral encontrada pela pesquisa do Ibope (22%) é bem mais alta do que a esperada para casos diagnosticados de depressão, de cerca de 5%, e não significa que todos eles (174) tenham de fato o problema. No entanto, os especialistas ressaltam que a presença dos sintomas é um indicativo preocupante.

Mais preocupante ainda é não buscar ajuda, afirma a professora da Unifesp. "A grande maioria das pessoas têm variação de humor. Dias melhores e piores, mas quando os sintomas duram pelo menos duas semanas e influenciam o dia-a-dia da pessoa é a definição de depressão", diz.

Para a engenheira civil Bernardete Araújo, os sintomas duraram mais. Foram exatos oito anos com dores no corpo, alteração de sono e apetite e dificuldade de concentração que a levaram a passar por uma dezena de médicos, sempre sem solução. Finalmente, em 2003, o problema explodiu e a obrigou a abandonar o emprego. "Sentia dores, dificuldade para me concentrar e para trabalhar", diz.

Nessa época encontrou ajuda psicológica e teve a depressão diagnosticada. Passou ainda dois anos afastada do emprego. "Hoje, conhecendo a doença, sei que tenho depressão desde a adolescência", afirma.” (Emílio Sant’Anna)

> Mergulhador vai ao fundo da natureza e cria uma metáfora. (junho de 2010)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica