Pular para o conteúdo principal

Youtube deleta vídeo no qual finlandês do massacre pratica tiro

advertenciap

ATUALIZAÇÃO em 24/9/2008, às 21h

O Youtube me advertiu (texto acima) por descumprir as suas diretrizes (discordo!) e deletou do meu canal no site o vídeo publicado neste post (acima) em que aparece o finlandês Matti Juhani Saari, 22, praticando tiro ao alvo com uma pistola Walther P22.

YouTube has warned me (text above) for misfollowing their guidelines (protest!) and has deleted from my channel on the site the video published in this post (above) which shows the Finnish Matti Juhani Saari, 22 years old, practicing shooting with a Walther P22 gun.

O vídeo já tinha sido postado no próprio Youtube e me foi enviado por um leitor (brasileiro) da Finlândia. Eu ainda tenho as imagens em meus computador.

The video had been already posted on YouTube itself and was sent to me by a reader (Brazilian). I still have the images in my computer.

Por pressão do governo finlandês, o Youtube deletou também outros vídeos com Saari. Em um deles, depois de vários disparos, o jovem diz: "Você será o próximo a morrer."

YouTtube has also deleted other videos with Saari due to the Finnish government pressure. In one of those footages after several shots the young man says: “You will be the next one to die.”

Compreende-se o repentino zelo das autoridades finlandesas: as imagens são um atestado de sua incompetência.

This sudden eagerness coming from Finnish authorities is understandable: the images testify their incompetence

Na segunda (22), policiais chamaram Saari para que explicasse a exposição das imagens na internet e, em seguida, burocraticamente o liberaram, sem vetar o vídeo.

On Monday, September 22nd, police officer have questioned Saari about these images exposure on the internet and, immediately afterwards, they bureaucratically released him, without vetoing the video.

No dia seguinte, com a mesma arma, o jovem matou nove colegas e um professor de uma escola técnica de sua cidade, Kauhajoki, de 35 mil habitantes. Em seguida, o doido meteu uma bala em sua própria cabeça.

On the following day, with the very same gun, the young man killed 9 colleagues and a teacher at a vocational school in his own city, Kauhajoki, with only 35 thousand inhabitants. Immediately after the killing he has shot himself in the head.

Não foi o primeiro caso no país de um massacre no gênero: em novembro de 2007, um jovem de 18 anos matou oito pessoas de uma escola e depois se suicidou.

This wasn’t the first school massacre in the country: in November 2007 another young man, 18 years old, murdered eight people at a school and committed suicide afterwards.

O número de pessoas que têm arma na Finlândia, em relação a sua população, é elevadíssimo. Só fica atrás dos EUA e do Iêmen. Lá, acredite, a partir de 15 anos já se pode comprar arma, sob a alegação de que a caça é um esporte tradicional no país.

The number of gun owners, in comparison to Finnish whole population, is very high. It is only behind countries such as USA and Yemen. There, believe me, 15 years old can buy guns, under allegations that hunting is a traditional sport in the country.

Para impedir que outros ‘caçadores’ saiam atirando a esmo, as autoridades precisam restringir o uso de armas. Censurar vídeos no Youtube desses malucos é a tarefa mais fácil.

For stopping other “hunters” of shooting adrift, the authorities need to restrict firearms usage. Censuring these deranged’s videos on the YouTube is the easiest job.  

Com uma máscara de esqui, Saari entrou na escola por volta das 11h (horário de lá) e foi a uma sala onde estavam cerca de 20 estudantes fazendo provas e mandou bala para tudo quando é lado.

Saari queria matar por matar. Ao que se sabe até agora, tirando a "sociedade injusta", não havia ninguém de quem ele quissesse se vingar. Não existia uma moça que lhe dera um fora. Ou um rapaz que tenha olhado feio para ele no ano passado. 

Resolveu promover uma massacre provavelmente por achar que não havia coisa melhor para fazer na vida. Um maluco.

Jukka Forsberg, zelador da escola, relata, de acordo com as agências internacionais: “Em poucos minutos,  ouvi dezenas de tiros de uma arma automática. Vi algumas estudantes gritando e chorando; uma delas conseguiu escapar pelas portas dos furtos”.

A ‘moda’ dos francos atiradores começou nos Estados Unidos e agora, pelo visto, se estende a países de gente ‘civilizada’, como a Finlândia, que na escala do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é o 11º. (O Brasil é o 70º)

Anne Holmlunud, ministra do Interior da Finlândia, falou hoje à imprensa e lamentou o fato de a polícia não ter detido o rapaz. Acrescentou, veja só, que Saari tinha permissão temporária para usar a pistola de calibre 22. “É a primeira arma dele.”

Eis uma desculpa que os parentes das vítimas certamente não gostaram de ouvir: “Saari matou sim, mas tenha permissão para usar a arma”.

Melhor seria a ministra ter pulado esta parte.

E além do mais, que diferença faria se a arma fosse a segunda ou a terceira do rapaz?

image Susanna Keranen, colega de Saari, disse que ele era normal. "Tinha vários amigos, era fácil de conversar, se dava bem com os outros e não era uma pessoa solitária."

Mas ele era um dissimulado. Sabe-se agora que planejava o massacre havia pelo menos 6 anos.

Comentários

Anônimo disse…
Terrível isso e essas mortes em série praticadas pelos assassinos-pimpolhos-burgueses-cristãos-republicanos-exstêncialistas(?)[em sua maioria], mas o perigo ainda é menor do que se morar em São Paulo, Campinas, Recife, Maceió... Por ano morrem +ou- 10.000 pessoas na cidade de SP por assassinatos e acidentes de trânsito... Sou médico em pronto socorros públicos e "de convênio" e atendo cada coisa...
Ainda bem que logo estarei saíndo do IDH 70 para o 4(ou 3?). Consegui visto de imigrante para o Canadá e farei especialização lá. Acho que nem de férias volto.
Paulo, parabéns, seu blog é ótimo!
Unknown disse…
Olá! Meu nome é Camila Costa de Castro, tenho 18 anos e sou estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Preciso fazer uma entrevista com um jornalista blogueiro e escolhi você, pois gostei bastante do seu blog. A entrevista é composta por algumas perguntas, que você responderia por e-mail mesmo, e também precisaria de um perfil seu com seus dados e experiência como jornalista. Aguardo resposta no e-mail camilacastro_14@hotmail.com

Agradeço desde já!
Anônimo disse…
O que me surpreendeu mais foi saber que a idade mínima para o porte de armas na Finlândia é de 15 anos. Um país tão respeitado pela qualidade de vida e educação poderia ter uma política de armas um pouco melhor, creio eu.
Abraços
Anônimo disse…
Glad you were able to get the video and screenshot....chilling. I've got you linked from my website.

All the best.
Anônimo disse…
Rogério... só discordo em uma coisa contigo.
Esse facínora pode ser tudo (do que tu citaste), menos cristäo.
Um cristäo (seguidor de Cristo), jamais cometeria tal atrocidade.
Ele mais se indentifica com um Anti-Cristo.
Anônimo disse…
Bush é cristão, Hitler também era, Pinochet, Salazar, Franco, os militares na ditadura do Brasil, os pais de isabela assassinada são uma FAMÍLIA cristã, os pms do massacre da candelária, está cheio de cristão na África, as cruzadas cristãs mais exterminaram ou mais trouxeram ouro para a Europa, a lista é enorme! Ah, mas vc vai falar que eles não eram cristãos e só se diziam.....
Vá ler a bíblia e comer pizza!
Anônimo disse…
Cristäo de fato é aquele que segue a Cristo.

Que segue e obedece a palavra de Cristo.

Onde na Bíblia se diz que pessoas com tais atitudes säo Cristäos?

Vá ler a Bíblia pra näo vir aqui falar tanta merda.

E esses teus ídolos foram e säo uns sádicos!

Säo seguidores do diabo!

Aff!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Tribunal do Ceará derruba lei que reduzia pena de condenados que lessem a Bíblia

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor