Pular para o conteúdo principal

Idosos arcam com mais da metade das despesas em 53% das casas

Na área rural, a participação dos mais velhos no orçamento familiar é maior ainda, afirma pesquisadora


AGÊNCIA BRASIL
empresa financiada
pelo governo brasileiro

As pessoas com 60 anos ou mais de idade arcam com pelo menos metade da despesa da família em 53% dos lares brasileiros. Foi o que pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constataram após análise de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007.

Os dados foram divulgados hoje (24) e são parte da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE. De acordo com o estudo, essa situação é ainda mais expressiva no Nordeste, onde os idosos são responsáveis por mais da metade da despesa familiar em 63,5% dos domicílios.

Segundo a pesquisadora do IBGE Lúcia Maria Cunha, os dados refletem a importância da contribuição dos idosos no conjunto do orçamento familiar. Ela ressaltou que na área rural essa ajuda é ainda mais importante, sobretudo, nas regiões mais carentes. Nas áreas rurais do Nordeste, por exemplo, o índice chega a 73% dos domicílios.

Outra constatação do estudo é que o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas permitiu uma maior possibilidade de convívio, em uma mesma família, de duas ou até três gerações diferentes.

Em 2007, de acordo com os dados da Pnad, 45% dos idosos viviam com seus filhos na condição de chefe de domicílio, sendo que nas Regiões Norte e Nordeste os percentuais chegaram a 50%.

Comentários

Tereza disse…
Olá, Paulo

O estudos não revelam aquilo que não têm interesse de investigar: as formas tácitas de exclusão dos idosos no interior dos lares brasileiros, mesmo sendo eles provedores da rede familiar.

Os idosos são desoutorizados de forma velada na família, nos consultórios médico, nos bancos, no supermecado. E o ESTATUTO DO IDOSO? É UM FAZ DE CONTA....COMO É UMA FAZ DE CONTA O CONSELHO TUTELAR , ambos debruçam um olhar burocratizante e justificador das politicas sociais do Estado sobre os dramas que envolvem crianças e idosos no Brasil.
Saudações
Tereza
Paulo Lopes disse…
Pois é, cara Tereza, se nem os asilos (que são chamados pelo eufemismo de 'casas de repouso') respeitam o Estatuto do Idoso, o que esperar então da sociedade? Dizem que o Estatuto do Idoso é um exemplo a outros países, só que, na prática, não existe. Você tem razão: o Brasil é o paz do faz de conta.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Cientistas brasileiros e mexicanos descobrem pequena espécie de morcego

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à coleta de esgoto, mostra IBGE

Padres afirmam que rezam para que papa Francisco vá logo para o céu

Padre autor do mosaico de Aparecida é acusado de invocar a Trindade para ter sexo a três

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Quatro séculos tentando provar a existência de Deus. E fica cada vez mais difícil

'Matem todos porque o Senhor conhece aqueles que são seus!' França, 22 de julho de 1209

Igrejas católicas alemãs estão sendo derrubadas. É a demolição da própria religião