Pular para o conteúdo principal

Extra terá de indenizar clientes chamadas de crioulas e ladras

image Não é a primeira vez e já era tempo de o Supermercado Extra, do grupo Pão de Açúcar, orientar os seus funcionários que é crime chamar quem quer que seja de “crioula, negra e ladra”.

Pois foi o que ocorreu em uma loja no Rio da rede de supermercados. Um segurança revistou e acusou de furto duas clientes e em seguida ele as ofendeu com os xingamentos racistas. Houve testemunhas.

O juiz Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte, da 5ª Vara Cível da Barra da Tijuca, condenou o Extra a pagar às clientes a indenização de R$ 30 mil, cada uma, por danos morais.

Duarte concluiu que a ofensa se deu não por um suposto furto, o que já seria um delito, mas por que as clientes são negras.

Duarte considerou como agravante o fato de o supermercado não ter pedido desculpas e de o segurança ser um policial, o que, aliás, é comum em relação a uma outra rede de supermercados, o CompreBem, também do Pão de Açúcar. 

Ou seja, para o Pão de Açúcar, as pessoas que entram nas lojas de seus supermercados são, antes de serem consumidoras, suspeitas de estarem ali para furtar. A contratação de policial por supermercado é uma ofensa aos consumidores, além de ser ilegal.

Não sei como as autoridades permitem esse tipo de coisa. Ou melhor, sei: o conglomerado de empresas de Abílio Diniz é poderoso, tem influências políticas, é um financiador em potencial de campanha eleitoral, essas coisas.

Em sua sentença, o juiz deu uma reprimenda ao Extra: “[...] devemos caminhar para uma sociedade em que mulheres e negras tenham a dignidade no tratamento necessário, por toda a questão social de exclusão já existente, o que demanda uma condenação exemplar. A vergonha sofrida pelas autoras é algo que jamais passará”.

Com informação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

> Supermercado Extra é condenado por acusar garoto de furtar doce.
julho de 2007

> Carrefour terá de indenizar consumidor acusado de 'ladrãozinho'.
abril de 2008

Comentários

Anônimo disse…
Indenização merecida. É lamentável nos dias de hoje e principalmente, no Brasil, haver esse tipo de coisa.
Só espero, como mencionado, que tenham a dignidade de não recorrerem da decisão.
Abraços
B tarde, Paulo!Parabéns por dar publicidade a essa decisão.Um grande abraço e ótimo domingo. RÔ (http://rodicas-cidadania.blogspot.com/)
Paulo Lopes disse…
Rô, já que a grande imprensa não dá destaque a notícias como esta -- sabe como é, o Pão de Açúcar é grande anunciante --, damos nós. Abs.
Anônimo disse…
Parabéns pelo comentário cara!
e Q vergonha desse supermercado !
Como isso acontece nos dias de hj?
uma qestao q nao c cala!
As grandes redes de supermercados, gastam verdadeiras fortunas em propaganda e marketing. Quando na verdade deveriam realizar reuniões com seus funcionários para orientá-los no trato com os consumidores e ter respeito a dignidade da pessoa humana! Independente de ser negros ou brancos, ricos ou pobres, homens ou mulheres.
Abraços. Obrigado!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Na contramão de tendência europeia, mais da metade dos portugueses continua crente

Lula defende Estado laico e critica pastores que usam o púlpito como palanque