Pular para o conteúdo principal

SaferNet localiza no mapa os suspeitos de pedofilia no Orkut

mapa_orkut_legenda
Um soft desenvolvido pela SaferNet, organização não-governamental que recebe denúncias sobre cibercrimes, identificou as regiões de onde os mais de 3 mil usuários do Orkut suspeitos de pedofilia acessam a internet.

Essas informações foram entregues à CPI da Pedofilia e à Polícia Federal e são sigilosas. Por intermédio delas, é possível localizar no mapa onde se concentram o maior número de suspeitos e levantar o perfil deles.

Tiago Vaz, diretor de Tecnologia de Informação da SaferNet, disse a este blog que os dados gerados serão liberados para divulgação após as investigações da Polícia Federal.

O presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), tem afirmado que haverá dezenas de prisões de suspeitos de pedofilia do Orkut.

Vaz explicou que o soft organiza em um banco de dados as informações da quebra de sigilo dos usuários do Orkut, como o IP (código da conexão à rede), data e hora do acesso, e-mail,  fotos arquivadas na home no site e todas as informações que possam ser capturadas.

Com o cruzamento dessas informações com referência geográficas, o soft fornece “com razoável precisão” os Estados e as cidades de onde foram feitos os acessos à internet. Também apura, para cada usuário, a freqüência de visitas a comunidades pedófilas. 

“Na verdade, o software é bem simples. Eu diria que a idéia de juntar isso tudo tem mais mérito do que o código desenvolvido”, disse Vaz.

À revista CartaCapital, ele informou que detectou 805 registros de pedofilia no Brasil e 42 na Índia, em cidade como Nova Délhi, Mumbai, Calcutá, Calicute e Madras. O Orkut é também bastante acessado pelos indianos.

Verificou-se que uma comunidade criada em Dallas, no Texas, Estados Unidos, teve muitas visitas a partir de cidades brasileiras.

Há também registros de acessos de Madri e Málaga (Espanha), Sintra (Portugal), Colônia (Alemanha), Londres e Rotherham (Reino Unido), Assunção (Paraguai), Santiago (Chile), Moscou (Rússia), Toyokawa (Japão) e regiões do norte da Itália.

As denúncias recebidas pela SaferNet e as informações por ela geradas têm sido fundamentais para a CPI e a organização se tornou em referência de combate `à pedofilia na internet.

> Quebra de sigilo preocupa os usuários do Orkut. (julho de 2008)

Casos de pedofilia.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?