Pular para o conteúdo principal

País com mais doenças tem mais religiões, revela estudo

Corey Fincher
Pelo estudo de Fincher, Brasil
tem 159 religiões e Canadá, 15 
O que explica o fato de o Brasil ter 159 religiões e o Canadá, país de tamanho similar, apenas 15? As respostas possíveis são muitas, e a mais óbvia delas são as diferenças culturais.

Mas o biólogo Corey Fincher (foto), da Universidade do Novo México (EUA), chegou a uma conclusão que vale não só para o Brasil, segundo ele, mas para todos países: onde existem mais doenças há mais credos.

 Ele publicou na revista Proceedings of the Royal Society B um estudo que sustenta a sua teoria.

Além da comparação entre o Brasil e o Canadá, Fincher faz outras, como entre Costa do Marfim, país pobre e com alta incidência de doenças, onde existem 76 religiões, a Noruega, que tem apenas 13 credos.

O estudo de Fincher tem causado polêmica. O biólogo tem sido questionado inclusive a partir de exemplos históricos. Exemplo: na Península do Yucatán (México) sempre houve abundância de doenças tipicamente tropicais, infecciosas, e, no entanto, ali floresceu a civilização maia cuja população tinha uma única religião.

Com informação da tradução da Cepal para IHU Online





Pastor promete a fiéis perda de até 5 quilos por oração
março de 2008

Comentários

João disse…
Paulo,

Acho ser conclusões precipitadas.
Há um fundo de verdade,nos países com menos religiões são mais racionais,talvez cuidem mais da sua saúde,por terem também níveis de qualidade de saúde melhores,por serem mais desenvolvidos economicamente.
Nos países mais pobres procura-se as salvações nas religiões,talvez assim descurando a saúde.
Tudo está relacionado,mas penso que criar estes resultados estatísticos retirando certas ideias parece-me ser simplista.

Abraço amigo,boa semana desejo,
joao
Paulo Lopes disse…
João:

Concordo que a questão envolve várias aspectos, passando pelas diferenças culturais e sócio-econômicas. E tudo isso, como você observa, tem relação com a incidência de doenças.

Vou ver se encontro na internet a pesquisa do tal biólogo para fazer uma avaliação menos superficial.

Abs.
João disse…
Paulo,

A fé ajuda a enfrentar o dia a dia,ele é bem duro para muitos,inclusive as doenças e as suas dores,mas a espiritualidade equilibrada também ajuda a algo interessante;a melhorar e desenvolver a capacidade de compreender-nos e ao mundo,a aumentar a sabedoria.

As religiões que são as espiritualidades organizadas em poder e influencia social e politica são histórias seculares muitas vezes criminosas,em guerras e discriminações variadas,que por muito respeitaveis que sejam,desvirtuaram a verdadeira Espiritualidade.
Também respeito os crentes,o que sentem,mas a hierarquia religiosa tenho reservas...

Abraço amigo,
joao
Anônimo disse…
Isso não me ajudou no meu trabalho de ciêcias

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira