Pular para o conteúdo principal

Montagem do Globoesporte é preconceituosa contra atletas

fotos_preconceito

O site Globoesporte.com publicou hoje (16) uma montagem preconceituosa de fotos de levantadoras de peso que participam das Olimpíadas de Pequim.

Algum jornalista quis mostrar o quanto é criativo e o resultado foi merda: expôs as atletas ao ridículo em momento em que elas estavam em grande esforço, chamando-as pejorativamente de “beldades” na “categoria (bem acima, diga-se) de 75 quilos”.

Uma covardia. A mesma dos organizadores dos jogos que não expuseram ao público uma chinesinha de voz afinada por ela ser considerada feia, como se a aparência valesse mais do que o mérito.

Ora, as levantadoras de peso sempre foram fortes e encorpadas, em decorrência da prática desse esporte. O jornalista não sabia disso? Ele deveria ter se informado antes.

Ele esperava o quê? Que as atletas tivessem o padrão de beleza das repórteres da TV Globo, entre as quais é difícil encontrar alguém “acima de 75 quilos”? Há aí também, como sabemos, discriminação por parte da emissora.

A brincadeira poderia ter sido feita por um site de humor, como o Kibe Loco, nunca por um portal cuja proposta é jornalismo esportivo de credibilidade.

Esse tipo de jornalismo não pode ser bem-humorado? É claro que pode. Mas apelar ao preconceito para fazer gracinha é incompetência profissional.

Além de ridiculizar as atletas, o site, por tabela, ofende todas as mulheres que têm mais que 75 quilos, que não são poucas. A população brasileira -- principalmente as mulheres -- engordou nos últimos anos. O referido jornalista deveria saber disso também.

O globoesporte.com deve desculpas aos leitores.

> SporTV pede desculpas por preconceito; Paraguai não aceita. (julho de 2010)

> Chinesinha foi vetada nas Olimpíadas por ser considerada feia.

Comentários

Anônimo disse…
Isto é falta de assunto da Globoesporte.com. E tanta coisa acontecendo....
Anônimo disse…
Já sobre nas pernas grossas e musculosas dos jogadores de futebol o cara não vê nada de errado. Ele deve adorá-las (epa, olha eu também sendo preconceituoso!).
Fernando disse…
Ora, a do meio embaixo é até bonitinha.

Foi besteira digna de Kibe Loco mesmo.

Agora usar essas palavras "discriminação" e "preconceito" para designar o que foi meramente uma brincadeira idiota do jornalista é politicamente correto demais para o meu gosto.
Anônimo disse…
Post exagerado! Não chega a ser preconceito ou discriminação.
Queriam o que, que as tivesse chamado de "dragões"?
Paulo Lopes disse…
Que a brincadeira é idiota, não resta dúvida.

O problema é que esse tipo de coisa não se esgota em si mesmo: tem conseqüência, mesmo que essa não tinha sido a intenção do autor. No caso, a conseqüência foi o extravaso de preconceito e discriminação.

Quanto ao politicamente correto, bem, cada tem a sua medida.

Dependendo do caso, prefiro correr o risco de pecar por excesso a pecar por escassez. Dos males, o menor.
Dmitry disse…
Não é ser politicamente correto demais mas elas são praticantes de um esporte que faz com que uma das suas preocupações principais não seja ficar parecida com a Gisele Bundachen.

Nenhuma delas é do Brasil e provavelmente a maior parte delas nunca ouviu falar na Globo, portanto é uma brincadeira menos danosa.

Mas pense no direcionamento do site/blog do Globo Esporte. Esta matéria depõe contra o site ao fazer um tipo de brincadeira que pode ofender uma mulher (e existem várias) que tenha uma forma física semelhante a qualquer uma das representadas nas fotos.

Se fosse no Kibelouco eu reclamaria menos, mas ser pego em um momento onde você está desprotegido e virar motivo de piada é muito engraçado para quem não é o alvo. Queria ver se fosse com o cara que fez a reportagem se ele iria rir.
Anônimo disse…
Piadinhas sem graça como essa quase sempre acompanham o Globo Esporte. Não sei porque ainda não fizeram algo parecido com a lutadoras. de um modo geral, e arremessadoras de peso no atletismo, seja o martelo ou o peso aquela bola de ferro da qual não me lembro o nome.
Anônimo disse…
Se é comum piadinha no Globo Esporte (não assisto), já passou da hora de acabar com isso.

É um contra-senso tirar sarro das características físicas de atletas decorrentes da prática justamente do.... esporte.

Não faz sentido.

Se o programa e o site não respeitam os atletas, eles também não merecem o respeito dos telespectadores e leitores.

Essa brincadeira com as levantadoras de peso, como ressaltou o autor do post, é uma covardia.

Em vez de fazer uma montagem de fotos tipo Kibe Loco, o site deveria procurar saber por que esse tipo de esporte é pouco praticado no Brasil.

O site deveria fazer jornalismo, e não gracinhas, até porque, quanto a isso, o Kibe Loco é bem melhor.
Anônimo disse…
"A brincadeira poderia ter sido feita por um site de humor, como o Kibe Loco, nunca por um portal cuja proposta é jornalismo esportivo de credibilidade."

O Globoesporte.com não é um site de tanta credibilidade assim. Há MUITOS erros conceituais, gramaticais e de informação mesmo. Eu mesmo já vi alguns e muitos amigos me falaram de outros tantos erros...

Mas cá entre nós... que ficou engraçado ficou (principalmente as duas primeiras) por mais preconceituoso que seja... Duvido que você não tenha dado um sorisinho de canto de boca, pelo menos!

Creio que faltou um pouco de senso de humor aí... É sacanagem, eu sei, mas eu gostei!
Paulo Lopes disse…
Não, Frank, não ri.

O que me faz rir pelos cantos da boca é Memórias Póstumas de Brás Cubas, livro do Machadinho que estou sempre a reler.

Esse tipo de humor do Globosporte é grosseiro, apelativo e fora do contexto. Repito: é coisa de Kibe Loco, onde quase tudo é permitido e, consequentemente, relativizado. O KL não se propõe a fazer jornalismo sério.

Qualquer um com um punhado de fotos das Olimpíadas (e nas redações existem milhares delas) consegue montar uma seleção de atletas em circunstâncias desfavoráveis.

Tudo é uma questão de ângulo, meu caro. E de sensibilidade. As mesmas atletas poderiam fazer parte de uma montagem onde o destaque fosse para a graciosidade feminina.

O pior na montagem das fotos do Globoesporte não é nem o deboche covarde que faz das atletas.

É a falta de talento.

Abs.
Anônimo disse…
Lamentavél.

rubens
Anônimo disse…
O autor do blog tem mais de 75kg e ficou ofendido.
Unknown disse…
Um comentário infeliz...
Anônimo disse…
foi um comentario muito maudoso,pois fazer humor com o ploblema dos outros è fàcil,difìcil è fazer com os seus.Porèm o mundo estar cheio de pessoas idiotas,que vive da desgrassa dos outros.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...