Pular para o conteúdo principal

Desmate na Amazônia chega a 1,5 campo de futebol por minuto

Os desmatadores têm se sentido muito à vontade no governo Lula: em junho deste ano, eles devastaram 612 quilômetros quadrados da Floresta Amazônica, 23% a mais do que o mesmo mês de 2007.

Significa que arrasaram o equivalente a 1,5 campo de futebol por minuto. A estimativa é do Imazon, instituto de pesquisa não-governamental.

Trata-se de grave crime ambiental, mas ninguém foi preso, embora não seja difícil saber quem esteja fazendo fortunas com as árvores da Amazônia e com a expansão da fronteira agrícola, uma expansão desnecessária, porque o Brasil já tem muitas terras agricultáveis. Adalberto Veríssimo, pesquisador do Imazon, diz que o desmatamento se concentrou nas regiões de expansão agrícola.

A tendência de queda do desmate que vinha se mantendo desde 2004 vai ser interrompida neste ano. Estima-se que ocorra em 2008 um avanço do desmatamento de pelo menos 10% em relação ao ano passado.

O Pará lidera com folga o ranking dos estados derrubadores de árvores, com 63% do total da área. Mato Grosso, como 12%, está em segundo lugar, seguido por Roraima (11%) e Amazonas (10%). Os estados da Amazônia Legal tiveram a participação de 4%.

O Pará é governado pela petista Ana Júlia Carepa. Ela tem sido um desastre. Não combate os desmatadores nem cuida da população. Recentemente, na maternidade de Belém, capital do Estado, houve (ou continua havendo) elevada taxa de mortes de bebês.

Carepa tinha feito fama com a promessa de ser durona com os desmatadores – um discurso, aliás, que foi do velho PT, não deste que está aí, no poder.

Conversa mole dela, porque a campanha que a elegeu governadora contou com a contribuição de madeireiras.

Antes, quando era senadora, descobriu-se um esquema de desmatamento ilegal chefiado pelo então gerente executivo do Pará do Ibama, o Marcílio Monteiro, ex-marido da Carepa. Quem o indicou para o cargo? A Carepa.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos

Tribunal do Ceará derruba lei que reduzia pena de condenados que lessem a Bíblia