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Google lança ferramenta para agências de publicidade

google_adplanner O Google lançou hoje o Ad Planner, um coletor de informações sobre a audiência da internet, concorrendo assim com o Nielson Online Hitwise e Quantcast.

A ferramenta se destina às agências de publicidade e mídia, para que possam planejar a inserção de anúncios dirigidos a públicos específicos. Mas também fornece a blogueiros e proprietários de sites em geral subsídios para que possam mais bem adequar o seu conteúdo à tendência da audiência ou a nichos de mercado.

Quando a notícia foi divulgada pela manhã, o acesso ao Ad Planner estava restrito a quem enviasse solicitação à Google para ser usuário beta. A liberação a todos da ferramenta ocorrerá nos próximos dias ou ainda hoje mesmo. O endereço do serviço é http://www.google.com/adplanner. É preciso ter um conta Google.

Eu tive acesso ao Ad Planner à tarde e estou ainda  examinando as suas funcionalidades. Ele foi traduzido em cerca de 20 idiomas, incluindo o português. Mas nem todas as traduções estão ainda disponíveis, pelo menos no momento em que verifiquei.

As pesquisas podem ser feita por país e por setor de atividades ou por outros parâmetros que sejam de interesse do usuário.

Na página do Brasil, aparecem com grande fluxo de audiência sites do setor financeiro (Itaú, Citibank, Banco do Brasil etc). Constam também sites do governo federal, livrarias, portais de jornais, companhias aéreas etc. É o que se esperava.

O único blog que aparece entre esses sites de grande audiência  – pelo menos na minha pesquisa apressada – é o Kibe Loco, hospedado no portal Globolog. Tem 0,9% do total do tráfego. É uma taxa bem representativa, considerando que o domínio estado.com.br está com 0,3%.

Mas todos esses dados precisam ser mais bem analisados. Reforço que fiz uma pesquisa superficial. Além disso, o Ad Panner vai ser aperfeiçoado. No momento, ele é bastante experimental, é beta-beta, por assim dizer. Suponho que ele contenha muitas  imperfeições, o que o próprio mercado publicitário poderá detectar com o tempo.

A Google informa que, com o Ad Planner, as agências de poderão criar com rapidez e com dados confiáveis planos de mídia a seus clientes. Todas as pesquisas e simulações podem ser exportadas em arquivos .csv.

O Ad Panner deverá fortalecer ainda mais a presença do Google no mercado de anúncios on-line, que continua “roubando” verbas de outros veículos de comunicação, como a televisão.

Na semana passada, a empresa lançou o Trends For Web Site, que mede o “grosso” a audiência da rede, sem informações detalhadas que possam ser utilizadas pelo mercado publicitário. O dado curioso desse serviço é que nele, até agora, não aparecem sites de serviço da própria Google.

A Microsoft vai investir pesado (já está) no mercado de publicidade on-line e a sua tentativa de comprar a Yahoo! fazia (ou ainda faz) parte desse objetivo.

Com o Ad Panner e outros serviços que serão lançados, além do aprimoramento dos atuais, a Google prepara-se para defender o “seu território” de um concorrente pesado e lerdo, mas que, quando ataca, costuma liquidar o “inimigo”. O Netscape que o diga.

No setor de busca e de publicidade on-line, o gigante de Bill Gates não conseguiu grande avanço, mas a empresa jamais desistirá de uma plataforma (leia-se também “mercado”) multimídia que concentrará cada vez a audiência e, conseqquentemente, verbas publicitárias.

Para a plataforma on-line estão migrando inclusive aplicações com as quais a Microsof fez fortuna, como  editores de texto.

Este post, por exemplo, foi escrito no Google Docs, que é bom e é de graça. Mas, para ser justo, tenho de dizer que a publicação do post foi feita por intermédio do excelente Live Writer,  desenvolvido pelo Microsoft e que também nada custa.

Em resumo: apesar de a Google ter crescido rapidamente, tornando-se também em um gigante (ou em um "monstro" como a Microsoft, segundo alguns), ela continua ágil, com rápidos movimentos de pernas e de punho, como Mohamed Ali em seus bons tempos.

Por enquanto, a Microsoft só está apanhando, mas ela já avisou que vai reagir com todas suas forças.

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