Pular para o conteúdo principal

Professor que depreciou QI do baiano se afasta


Antes que fosse demitido, Antônio Dantas (foto), 69, coordenador do curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), deixou o cargo.

Decepcionado com a avaliação dos estudantes de medicina no Exame Nacional de Desempenho, do MEC, há uma semana Dantas tinha dito que “baiano tem QI baixo” e toca berimbau porque o instrumento só tem uma corda. “Se tivesse duas [cordas], não tocaria, por falta de neurônios”.

Em nota divulgada no final de semana, o professor, que nasceu na Bahia, disse que foi mal interpretado pelos jornalistas, que quiseram saber de suas preferências musicais, um assunto pessoal que não tem nenhuma relação com o desempenho dos estudantes da universidade.

Dias antes do afastamento, o professor tentou se reparar, mas se complicou mais. Afirmou que os baianos não têm vocação para medicina, mas para música, embora, acrescentou, não considere como música os ritmos de percussão da Bahia.

Na nota, admitiu que tocar berimbau não é tão simples como pensava. Disse que chegou a essa conclusão depois de ter conversado com tocadores do instrumento.

Pediu desculpas: “Por força de um estado emocionalmente comprometido e por uma profunda tristeza, uma irritação incomum e um assomo de destempero arrastaram-me a uma manifestação inadequada, da qual expressamente me redimo."


AINDA QUE PRECONCEITUOSA, o professor Dantas tinha uma explicação para o vergonhoso desempenho dos estudantes de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia) no Exame Nacional de Avaliação. Agora, aguarda-se uma explicação do reitor da universidade e de todos aqueles que criticaram o professor. A impressão que se tem com esse episódio é que, se a sociedade fosse tão diligente em fiscalizar a qualidade do ensino como é para combater as manifestações de preconceito, o Brasil teria um dos melhores ensino do mundo.



Faltam recursos

> Professor universitário diz que baiano é burro.

> Citações sobre preconceito.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.