Pular para o conteúdo principal

Cuba impede blogueira de receber prêmio em Madrid


O governo cubano acabou de liberar à população a venda de celulares e de computadores (embora poucos tenham dinheiro para comprá-los), mas permitir que a blogueira Yoani Sánchez (foto) viaje a Madri para receber amanhã o prêmio Ortega e Gasset, na categoria Jornalismo Digital, já seria demais.

Geração Y, o blog da Yoani, recebe mais de 1 milhão de visitas por mês. Principalmente de internautas de outros países, entre os quais de cubanos exilados, porque em Cuba poucos têm acesso à internet, só quem trabalha em faculdades ou em hotéis de turistas estrangeiros.

O que incomoda o governo cubano é que Yoani, com textos bem-humorados, critica o regime país, a ditadura de Fidel Castro que hoje é administrada pelo seu irmão, o Raúl. (Fidel está doente e nas últimas semanas pouco se sabe dele.)

Incomodo que aumentou recentemente quando a revista Times colocou Yoani na lista das cem pessoas mais influentes do mundo. Para os dirigentes de Cuba, foi mais uma provação do capitalismo.

O jornal espanhol El País, que promove o prêmio Ortega e Gasset há 25 anos, informa que a blogueira pediu autorização para viagem e teve como resposta “um silêncio administrativo”.

Recentemente, o governo cubano tentou impedir que Yoani atualizasse o Geração Y. Ela contornou o problema ao hospedar o seu blog em um provedor alemão. Mesmo assim sente-se insegura e não sabe até quando lhe será permitido manter o blog. Insegura, mas, para o desgosto da ditadura, com bom-humor.

> Blog Geração Y.

> Cuba censura o blog mais acessado do país.
março de 2008

Comentários

Anônimo disse…
Bom eu acho que o governo tem mais e que liberar a internet para toda a população e sempre vai existir aquele que não gosta mais a maioria vai gostar porque e uma chansce que eles vão adquirir para conhecer o mercado de ideias,vendas e amigos etc porque o mundo e um mercado de grandes vitrinas só faz parte dela os interreçados se ele se preoculpe muito monte uma delegacia de internaltas mal carater...E Deixe seu povo se divertir pois e muito bom para deixar o pais ativo e ter varios inteligentes...
Anônimo disse…
Ei cuba vcs não pode imppedir um felizardo de receber o seu premio tem mais e que se honrar porque esta sorte e de1 a 100000 milhão de pessoas pense com carinho no seu ganhador isto não e uma boa atitude de sua parte isto chama egoismo seja mais humano para que o povo acredite mais em vc ...Garante se vc estivesse ganhado não iria aceitar o não de outra pessoa olha estamos em 2008 e não na epoca do mandar no ser humano...deixa a felizarda e vai comer um churrasquinho com ela rapaz...faça uma boa comemoração ...mude esta cabeça primitiva...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo