Pular para o conteúdo principal

‘Chico Dólar’ confirma que Exército degolava guerrilheiros

A Ira, de Botero

O tenente da reserva José Vargas Jiménez revela em seu livro “Bacaba – Memórias de um Guerreiro de Selva da Guerrilha do Araguaia” (Editor do Autor, Campo Grande, MS) que soldados do Exército brasileiro decapitaram em 1973 o guerrilheiro Arildo Valadão. Ainda que involuntariamente, Jiménez desmente, assim, a versão oficial de que o Exército não fazia decapitação.

O livro foi editado em 2007 e trechos deles são reproduzidos em sites e blogs. Hoje, o Estadão publica reportagem sobre o assunto, de autoria do jornalista Leonencio Nossa. Procurado pelo jornalista, o Exército não quis se manifestar.

Jiménez dedica o livro “a todos os militares que morreram na Guerrilha do Araguaia defendendo a Pátria contra o Partido Comunista do Brasil, que queria impor, à força, através da luta armada, o regime comunista no Brasil”.

Para escrever o livro, Jiménez usou documentos secretos aos quais teve acesso em 1990 para pleitear a medalha do Pacificador, comenda que o Exército concede a soldados que lutaram contra a guerrilha. Jiménez, que na época da guerrilha era sargento e usava o codinome “Chico Dólar”, obteve a comenda.

A publicação em seu livro de documentos secretos desmente outra versão oficial segundo a qual não existem nos arquivos do Exército documentos secretos sobre a operações contra a guerrilha.

O Estadão informa que o Exército arquivou em janeiro uma sindicância para apurar o vazamento dos documentos, cuja autenticidade não foi negada.

> Mais sobre a Guerrilha do Araguaia.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo