A circulação dos principais jornais do país fechou 2007 com a alta média de 9,3% em relação a 2006. A pesquisa é do IVC (Instituto Verificador de Circulação).
Na lista dos 15 maiores jornais, quatro tiveram queda de circulação: a Folha de S.Paulo (-2,19%), Correio do Povo (-2,25%), O Dia (8,71%) e Estado de Minas (-1,44%).
O avanço mais significativo foi do jornal mineiro Super Notícia, que de 135.217 exemplares pulou para 238.611 (76,46%).
Na avaliação do jornal Meio&Mensagem, o IVC mostra que os jornais brasileiros obtiveram no ano passado uma “importante vitória”. A circulação estava em queda havia pelo menos dez anos.
O bom desempenho deve-se mais ao aumento do poder aquisitivo dos brasileiros (2007 foi um ano de crescimento econômico) do que a uma melhoria na qualidade dos jornais. As redações mantiveram suas equipes enxutas. Não houve investimento que se fizesse visível.
O volume dos anúncios dos jornais paulistas (são os que eu acompanho) aumentou significamente, principalmente no segundo semestre de 2007.
A expectativa agora é saber se a recuperação vai continuar em 2008, ano que ameaça ser turbulento por causa da recessão econômica dos Estados Unidos. O que poderá ser um motivo a mais para que as pessoas se mantenham informadas.
Circulação média diária
Folha de S.Paulo
309.383 [2006] > 302.595 [2007] (-2,19%)
O Globo
276.385 > 280.329 (1,42%)
Extra
267.225 > 273.560 (2,37%)
O Estado de S.Paulo
230.901 > 241.126 (4,43%)
Super Notícia
135.217 > 238.611 (76,46%)
Meia Hora
129.920 > 205.768 (58,38%)
Zero Hora
174.617 > 176.412 (1,03%)
Diário Gaúcho
152.149 > 155.328 (2,09%)
Correio do Povo
157.740 > 154.188 (-2,25%)
Lance
105.744 > 112.625 (6,51%)
O Dia
122.323 > 111.669 (-8,71%)
Jornal do Brasil
78.658 > 100.021 (27,16%)
Agora São Paulo
81.031 > 83.259 (2,75%)
Estado de Minas
74.442 > 73.368 (-1,44%)
Diário de S.Paulo
65.323 > 72.481 (10,96%)
> Jornal popular mineiro é o mais vendido do país.
Na lista dos 15 maiores jornais, quatro tiveram queda de circulação: a Folha de S.Paulo (-2,19%), Correio do Povo (-2,25%), O Dia (8,71%) e Estado de Minas (-1,44%).
O avanço mais significativo foi do jornal mineiro Super Notícia, que de 135.217 exemplares pulou para 238.611 (76,46%).
Na avaliação do jornal Meio&Mensagem, o IVC mostra que os jornais brasileiros obtiveram no ano passado uma “importante vitória”. A circulação estava em queda havia pelo menos dez anos.
O bom desempenho deve-se mais ao aumento do poder aquisitivo dos brasileiros (2007 foi um ano de crescimento econômico) do que a uma melhoria na qualidade dos jornais. As redações mantiveram suas equipes enxutas. Não houve investimento que se fizesse visível.
O volume dos anúncios dos jornais paulistas (são os que eu acompanho) aumentou significamente, principalmente no segundo semestre de 2007.
A expectativa agora é saber se a recuperação vai continuar em 2008, ano que ameaça ser turbulento por causa da recessão econômica dos Estados Unidos. O que poderá ser um motivo a mais para que as pessoas se mantenham informadas.
Circulação média diária
Folha de S.Paulo
309.383 [2006] > 302.595 [2007] (-2,19%)
O Globo
276.385 > 280.329 (1,42%)
Extra
267.225 > 273.560 (2,37%)
O Estado de S.Paulo
230.901 > 241.126 (4,43%)
Super Notícia
135.217 > 238.611 (76,46%)
Meia Hora
129.920 > 205.768 (58,38%)
Zero Hora
174.617 > 176.412 (1,03%)
Diário Gaúcho
152.149 > 155.328 (2,09%)
Correio do Povo
157.740 > 154.188 (-2,25%)
Lance
105.744 > 112.625 (6,51%)
O Dia
122.323 > 111.669 (-8,71%)
Jornal do Brasil
78.658 > 100.021 (27,16%)
Agora São Paulo
81.031 > 83.259 (2,75%)
Estado de Minas
74.442 > 73.368 (-1,44%)
Diário de S.Paulo
65.323 > 72.481 (10,96%)
> Jornal popular mineiro é o mais vendido do país.
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