Pular para o conteúdo principal

General quer que país tenha tecnologia da bomba atômica


Durante um programa da TV Câmara, o general de Exército José Benedito de Barros Moreira (foto), secretário de Polícia, Estratégia e Relações Internacionais do Ministério da Defesa, disse que o Brasil desenvolver a tecnologia da construção de uma bomba atômica.

O general Moreira disse que o atual panorama aponta para um mundo violento e perigoso. Os sinais de eventuais conflitos entre os nossos vizinhos já teriam até sido captados pelo Ministério da Defesa.

Polêmica, a afirmação já começa a repercutir, inclusive no exterior, principalmente porque ela partiu de um militar com posto no governo. Ele deixou subentendido que de igual maneira pensam o ministro da Defesa (Nelson Jobim) e o presidente Lula.

A justificativa do general é a de que o país precisa defender da cobiça as suas riquezas naturais, como a água e fontes de energia. Da cobiça de quais países? O general não esclarece. Mais deu uma pista: "Estamos colhendo na nossa área sul-americana pontos de tensão que podem se desenvolver e devem ser observados e acompanhados."

A declaração de Moreira ocorre em um momento em que começa haver na América Latina uma corrida armamentista deflagrada pelo presidente Hugo Chávez, que tem gasto milhões de petrodólares no reequipamento das forças armadas da Venezuela.

A “correlação de forças”, como se dizia antigamente, está mudando na América Latina. Não é um bom sinal.

Atualização: o Estadão.com informa que Chávez vai desenvolver um programa nuclear "para fins pacífico". íntegra da notícia.
xxx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos