Pular para o conteúdo principal

Delegado tenta desqualificar menina presa com homens

Da Folha, por Johana Nublat e Felipe Seligman:

Em mais uma tentativa de desqualificar a menina L., mantida presa com homens no Pará durante 26 dias, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Raimundo Benassuly, disse ontem que ela tinha "debilidade mental". "Essa moça tem, com certeza, alguma debilidade mental, porque em nenhum momento ela manifestou sua menoridade", disse, durante audiência pública para discutir o caso no Senado.

Autoridades locais alegam que L. disse ser maior de idade e, por isso, não foi encaminhada a instituições próprias para menores. Em vez disso, ficou presa em uma cela comum de Abaetetuba, com homens, que, segundo ela, a violentaram.

Mas ele não entrou no mérito de a Lei de Execuções Penais proibir também que mulheres dividam a mesma cela com presos nem no fato de a polícia não ter checado a informação.

No momento da declaração do delegado, estavam na mesa a secretária de segurança pública do Pará, Vera Tavares, o promotor de justiça do Pará Gilberto Valente, o presidente da OAB, Cezar Britto, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS). Nenhum deles se manifestou sobre a frase. Íntegra da notícia (só para assinante do jornal.)


Comento: Quer dizer que, se a menina, na versão oficial, tivesse dito que era maior de idade não haveria nenhum problema em colocá-la em uma cela com homens? Se o delegado-geral da Polícia Civil do Pará diz o que diz é porque está despreparado para o cargo e deveria ser demitido ontem mesmo pela governadora Ana Júlia Carepa. Aliás, Benassuly foi indicado para o cargo pela própria governadora.

Atualização: na tarde desta quarta, Benassuly foi exonerado da delegacia-geral da Polícia Civil. Ou, em termos oficiais, ele colocou o "cargo à disposição". Em nota, o delegado admitiu que se expressou "de maneira inadequada". A delegada que colocou a menina entre os presos já tinha sido afastada. Só a juíza que manteve a prisão continua fingindo que não tem nada a ver com o caso.
xxx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos