Pular para o conteúdo principal

Deus morreu, mas está sendo ressuscitado


Valor Econômico de hoje publica um texto de Marília de Camargo César no qual compara os profetas do ateísmo de hoje com os dos séculos 18, 19 e 20. Uma das conclusões a que ela chega é que os ateus de hoje são muito mais agressivos, e como exemplo cita Richard Dawkins, autor do “Deus, um Delírio”.

Ainda não li esse livro, que é um best-seller, mas agora o meu interesse por ele se renovou, porque acho difícil alguém ser mais contundente contra a religião, principalmente contra o cristianismo, do que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). [foto]

Ultimamente, os autores que defendem a inexistência de Deus têm sido destaque na mídia. Além do livro de Dawkins, há outros cujo pai intelectual é o filósofo bigodudo.

Apesar de o debate por vezes ser passional, é ótimo que este bate-boca esteja ocorrendo neste momento em que em todo o mundo as religiões parecem avançar em sua influência na vida das pessoas e de nações, em um  retrocesso aos tempos medievais.

Nietzsche escreveu que Deus está morto e quem O matou foi o homem. Na verdade, ele se referia a um contexto de uma época, no qual a ciência tinha papel preponderante.

Nos últimos anos a ciência nunca evoluiu tanto em determinadas áreas sensíveis à moral religiosa, como a genética. Talvez por isso mesmo tem havido uma forte reação de religiosos, como demonstra o fortalecimento do criacionismo, principalmente nos Estados Unidos.

Diante do recrudescimento dos conflitos ditos “santos”, conflitos alimentados pelo proselitismo e que faz correr sangue, como ocorre todos os dias no Oriente Médio, pode-se dizer que os profetas e líderes políticos ressuscitaram Deus, e cada um deles de acordo com suas feições e intolerâncias.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça