Pular para o conteúdo principal

PF envolve 159 na 'organização criminosa' do tucanoduto


Istoé desta semana publica com exclusividade trechos de relatórios da Polícia Federal sobre o caso do caixa 2 da campanha de 1998 do PSDB ao governo. O candidato do partido na época é o hoje senador Eduardo Azeredo. Com a participação de Marcos Valério, o esquema desse caixa 2 serviu de modelo para o mensalão que viria a ser usado pelo PT, no primeiro mandato do Lula.

Em reportagem de Alan Rodrigues e Hugo Marques, a revista diz que os relatórios envolvem também um ministro de Lula (Walfrido dos Mares Guia), o atual governador de Minas (o tucano Aécio Neves), deputados federais e estaduais, totalizando 159 políticos de 17 partidos, incluindo o PT.

Depois de quatro anos de investigações, a PF apurou que houve a formação de uma "organização criminosa", a mesma acusação aceita pelo STF (Supremo Tribunal Federal) aos 40 réus do mensalão. Teria havido em 1998 a arrecadação de R$ 100 milhões por intermédio de desvio de verbas de estatais e empréstimos bancários.

Istoé informa que nos próximos dias o procurador-geral da República, Antônio de Souza, apresentará ao Supremo denúncia contra os envolvidos no que tem sido chamado de “tucanoduto”.

Íntegra da reportagem.
Atualização: à Agência Estado, o senador Azeredo disse que nunca houve um “mensalão mineiro”. Pois é: os 40 réus do mensalão do PT também negam que tenham se valido de um esquema de desvio de dinheiro público. Registre-se que quando o caso mineiro veio à tona, durante as denúncias do mensalão, Azeredo era presidente do PSDB, cargo do qual ele foi convencido por seus pares a se afastar.
Faltou dizer: a Istoé tem sido acusada de estar a serviço do PT, da mesma forma que a Veja é citada como uma revista tucana. Para mim, tanto faz. Acho que as denúncias das duas revistas têm de ser apuradas.
x

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Tribunal do Ceará derruba lei que reduzia pena de condenados que lessem a Bíblia

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos

Serviço de Informações da ditadura militar espionou mais de 300 mil brasileiros

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Solução ao problema dos três corpos (ainda) não existe. Exceto talvez na ficção da Netflix