Pular para o conteúdo principal

Digestivo Cultural aceita elogio à tietagem; críticas, não


Começou assim: escrevi que muita besteira se diz sobre o falso embate entre o que se convencionou chamar de “velha mídia” (jornais e revistas) e de “nova mídia” (blogs, sites informativos etc.).

Como exemplo, transcrevi e comentei um texto de um tal de Julio Daio Borges, que, no espaço de comentários do blog, agradeceu “pela repercussão”, numa tentativa de fazer ironia, e sugeriu que eu lesse uma entrevista que ele fez para o Digestivo Cultural com o jornalista Pedro Doria, do Estadão.

Verifiquei que a entrevista é, na verdade, uma vergonhosa tietagem, coisa de macaca de auditório, de gente débil mesmo.

Entre outras coisas, Daio diz que Pedro é o pai da blogosfera brasileira, que é uma referência em cobertura dos conflitos no Oriente Médio, que é um profeta, que é a maior autoridade da nova geração (?) etc.

Em resumo: trata-se de caprichada puxação de saco, a ponto de o próprio entrevistado, em determinado momento, sentir-se constrangido, mas o tal de Daio não se tocou e foi em frente.

Para a caixa de comentários da entrevista, escrevi o seguinte:

Vergonhoso!

Isso não é entrevista, é tietagem, e das mais vergonhosas. Em qualquer redação de jornal, seria deletada. O Pedro Doria sabe disso e ele próprio não permitiria que tal coisa tivesse as honras de Gutenberg. No entanto ele se mostrou satisfeito como um pinto no lixo. O que me leva a duas conclusões. Primeira: no Brasil, a informação jornalística, digamos assim, da internet se encontra anos-luz atrás da velha e carcomida mídia. Segunda: "vaidade das vaidades, tudo é vaidade"
.

O comentário não foi publicado. Então, com o nome de Roberto, escrevi outra nota, agora com elogio às “brilhantes perguntas”:

Um exemplo de bom jornalismo

Interesso-me pelo jornalismo na web e gostaria de parabenizar o entrevistador Julio Dalio Borges, pelas brilhantes perguntas, e o jornalista Pedro Doria, pelas respostas esclarecedoras. O Digestivo Cultural, assim, dá um exemplo de bom jornalismo.


Desta vez, o comentário foi publicado. Ou seja, na entrevista/tietagem só cabem elogios. Para a cabecinha do Dalio, faz sentido.

A revista Digestivo Cultural, a versão impressa, não é bem do meu tempo, mas sei que prestou bons serviços à divulgação da cultura e, conseqüentemente, ao vasto mar das divergências de idéias e opiniões. Teve utilidade.

Sobre o site Digestivo Cultural, não sei do se trata exatamente, porque não o leio. Mas, pelo que relatei, ele está mais para indigesto cultural do que para qualquer outra coisa. O que só prova o que já disse: há muito cocô na internet, mais do que a tal de velha mídia conseguiria suportar, até por um limite de espaço.

A entrevista-tietagem.

Blogueiros escrevem bobagens sobre a "velha mídia".
xxx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo