Pular para o conteúdo principal

Internet é um caos de informações inúteis


O historiador e blogueiro britânico Andrew Keen (foto) deu uma entrevista à Folha reafirmando suas críticas à internet, principalmente ao que se chama de web.2, que é a web cujo conteúdo é produzido pelos usuários, como blogs e sites como o Youtube e Wikipédia.

A web.2, diz ele, significa "menos cultura, menos notícias confiáveis e um caos de informações inúteis".

Concordo, porque, por exemplo, já li grandes equívocos e vergonhosas distorções de informação no Wikipédia. Em relação aos blogs, 90% deles (ou mais) são dispensáveis, porque não são fontes seguras de informação. A velha imprensa, feita por profissionais, é muito mais confiável, ou, para quem quiser, menos suspeita de manipulação de informações.

Mas como a web.2 não tem volta, e não há como impedir que os amadores, digamos assim, se manifestam na internet, e não é isso que defendo, cabe a cada um selecionar o que ler.

Íntegra da entrevista.

Comentários

Anônimo disse…
Até certo ponto ele está realmente certo. Grande parte da informação é questionável e têm sua relevância discutível.

Que tal discurtirmos como poderíamos filtrar tais conteúdos?
Anônimo disse…
Ainda sobre o tema, a web 2.0 funciona muito bem onde o jornalismo comete algumas falhas. Pessoas realmente habilitadas a discorrer sobre determinados temas exprimem suas opiniões e promovem debates.

Não é raro vermos também jornalistas cometerem grandes equívocos ao tratarem de assuntos que não dominam...

Reafirmando, o segredo está nas formas de atestarmos a relevância do conteúdo.
Paulo Lopes disse…
É óbvio que na agora chamada "mídia tradicional" há equívocos e informações inúteis. Aos montes. Mas os conteúdos produzidos por internautas ganham de longe nesses quesitos. A questão mídia tradicional versus blogs etc. é uma falsa questão. Porque, com as exceções de sempre, não se pode comparar profissionais com amadores.
Anônimo disse…
O carinha está defecando pela boca. A velha mídia não funciona mais! Atualmente é tendenciosa e escreve muitas coisas para que agrade seus patrocinadores ;) Sem contar que não citam as fontes e querem ter o mérito total do que escrevem, mesmo que seja uma cópia do que já escreveram bem antes (inclusive, é o que andam fazendo hoje... Copiando o que vêem nos blogs e fingindo que é autoria deles... Que vergonha -.-)

Os blogs vieram para ficar e empresa nenhuma pode acabar com isso.
Paulo Lopes disse…
Terramel: você está por fora, cara, porque, na tal de "mídia antiga", quem plagiar está liquidado profissionalmente. Já na tal de web.2, o roubo de texto é muito comum, é vergonhoso. Outra coisa: você não apresenta sequer uma prova das acusações que faz. É por isso que digo: leviandade e a irresponsabilidade moram na internet.
Stéfano disse…
Hum. Não concordo por alguns motivos. A "mídia tradicional" não tem como obter todos os pontos de vista sobre determinado assunto. Além de ser igualmente incapaz de discorrer sobre um tema com liberdade e imparcialidade.
Blogs são confiáveis? É obvio que não, mas isso serve para qualquer fonte. Lendo um só blog é pedir para ser alienado. Uma grande vantagem da cultura 2.0 é que somos forçados a desenvolver nosso senso crítico e uma opinião sobre quase todos os assuntos. E o próprio blog é um reflexo da opinião do blogueiro. Nada mais.
Grandes poderes vem com grandes responsabilidades - Tio Ben -Vide Homem-Aranha.
Aos Usuários -leitores, não blogueiros - Cabem a vocês decidirem o que é certo e o que é errado.
Ás fontes - blogueiros, não Satã - A Credibilidade de um blog depende de você, procurar investigar a validade do que se publica é uma boa, caso contrário será uma diarréia mental.

Quando você se refere à "roubo de material", você não está querendo dizer respeito à Creative Commons, certo? Creio que você saiba o que significa pertencer à Creative, caso contrário é muito bom descobrir o significado.

Agora, se o que você quer dizer é o excesso de informações repetidas sobre um mesmo assunto, creio que nada possa ser feito. Todos tem uma opinião sobre tudo, não querer opinar também é, logo, haverá muita informação sobre a mesma coisa. Você não é obrigado a ler todas ;) o Gilberto Jr. publicou algo legal sobre isso
E me corrija se eu estiver errado Paulo, mas não é um tanto quanto contraditório debater sobre a validade das informações de um blog...em um blog?

Abraços,
Stéfano

Ps: Totalmente livre para discussões
Paulo Lopes disse…
Stéfano, nós concordamos no atacado. Porque se a tal de “mídia tradicional” não tem como contemplar todos os pontos de vista de um fato, e não tem mesmo, menos ainda têm os blogs, que são, como este meu, um amontoado de opiniões.

Você diz que a web.2, como vantagem, leva o internauta a desenvolver senso crítico. Concordo. Mas o senso crítico deveria se exercido no dia-a-dia, na sala de aula, no relacionamento com as pessoas, no cinema, no sermão do padre, na leitura da “mídia tradicional”. Senso crítico não é um plugin que funciona apenas com o computador ligado.

O que importante mesmo, e aqui estamos também de acordo, é que as pessoas saibam selecionar o que ler. No imenso oceano das informações há muito peixes não-comestíveis, e quem não souber pescar os bons acabará tendo uma indigestão mental.

Embora às vezes seja inevitável, como agora, eu procuro não entrar nesta discussão “mídia tradicional” versus “nova mídia”. E sabe por quê? Porque, se tiver de escolher entre um bom jornal e um bom blog, eu fico com um bom livro. Pois uma única página de um livro de Nietzsche, por exemplo, pode me iluminar mais do que centenas de páginas de jornal e milhares de blogs.

É isso aí.

Um abraço.
Anônimo disse…
Paulo: Depois de um ano e meio volto para responder :D
1. Parece que você só defende a mídia antiga por ser jornalista ;)
2. Olhe a maioria dos jornais e sites de jornais e verá textos iguais em todos eles. Se tiver modificações são mínimas. A velha mídia plageia muito mais. na web 2.0 existe plágio? Sim! Mas não são os blogueiros sérios que o fazem...
Levianidade e irresponsabilidade? Preciso realmente apresentar provas? Estou dando é minha opinião. Alías, opinião é algo que não existe para jornalistas e a velha mídia. Para esses só existe sensacionalismo, replicação de textos e agradinho aos patrocinadores ;P
Mais uma coisa. Posso ver todos os postos de gasolina cobrando 2.49, mas ainda assim não posso acusá-los de formação de cartel por não estar provando o que digo.... Minha resposta é a seguinte: pra que provar se já está na cara?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica