Mais uma propaganda que ridiculariza os consumidores.
Como mostra o vídeo acima, a campanha desenvolvida pela F/Nazca S&S para a Skol compara o consumidor a um camundongo que se serve de um pedaço de queijo que dá choque. Um off diz: “Os camundongos, mesmo ao levarem um choque elétrico, retornam ao alimento. Isso ocorre porque, quando a recompensa vale a pena, a memória deles esquece a experiência ruim”.
Na propaganda, o ratinho masoquista é mostrado numa tv, numa alusão, voluntária ou não, à própria peça publicitária da Skol.
Uma das garotas que está assistindo ao suposto documentário sobre o ratinho comenta: “Que bichinho estúpido, né?” E corte para um grupo de rapazes que, na cozinha, levam choque numa geladeira, mas não desistem de pegar latinhas da Skol.
Quem se sente estimulado a consumir cerveja com tal apelo é porque é mesmo um ratinho estúpido. O criador da propaganda, que comete a incongruência de dizer que “a memória esquece”, obviamente considera-se um gênio.
> Campanhas publicitárias polêmicas.xx
Comentários
Nesse contexto, leio a frase acima da seguinte forma: "beba, embriague-se até perder o senso crítico e comportar-se de maneira estúpida, afinal, você não vai lembrar mesmo das coisaas ridículas que foi capaz de fazer (devido ao efeito deletério de memória anterógrada atribuído ao alcool) e ao menos terá se divertido um pouco" Me parece que um apelo bem mais sério nessa propaganda.
Vale lembrar que somos geneticamente 98% parecidos aos camundongos, por isso os cientistas os utilizam em pesquisas para medicamentos que consumimos. Os 2% de diferenca fazem com que tenhamos capacidade de pensar, rir, criar, etc, etc e milhoes de etc.
Sera que nao e hora de olhar o mundo com menos stress?
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