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Skol compara o consumidor a um camundongo estúpido



Mais uma propaganda que ridiculariza os consumidores.

Como mostra o vídeo acima, a campanha desenvolvida pela F/Nazca S&S para a Skol compara o consumidor a um camundongo que se serve de um pedaço de queijo que dá choque. Um off diz: “Os camundongos, mesmo ao levarem um choque elétrico, retornam ao alimento. Isso ocorre porque, quando a recompensa vale a pena, a memória deles esquece a experiência ruim”.

Na propaganda, o ratinho masoquista é mostrado numa tv, numa alusão, voluntária ou não, à própria peça publicitária da Skol.

Uma das garotas que está assistindo ao suposto documentário sobre o ratinho comenta: “Que bichinho estúpido, né?” E corte para um grupo de rapazes que, na cozinha, levam choque numa geladeira, mas não desistem de pegar latinhas da Skol.

Quem se sente estimulado a consumir cerveja com tal apelo é porque é mesmo um ratinho estúpido. O criador da propaganda, que comete a incongruência de dizer que “a memória esquece”, obviamente considera-se um gênio.

Campanhas publicitárias polêmicas.xx

Comentários

Unknown disse…
“Os camundongos, mesmo ao levarem um choque elétrico, retornam ao alimento. Isso ocorre porque, quando a recompensa vale a pena, a memória deles esquece a experiência ruim”.

Nesse contexto, leio a frase acima da seguinte forma: "beba, embriague-se até perder o senso crítico e comportar-se de maneira estúpida, afinal, você não vai lembrar mesmo das coisaas ridículas que foi capaz de fazer (devido ao efeito deletério de memória anterógrada atribuído ao alcool) e ao menos terá se divertido um pouco" Me parece que um apelo bem mais sério nessa propaganda.
Paulo Lopes disse…
André, eu acho que os consumidores, nesse caso, já demonstram falta de senso crítico antes mesmo de beber a cerveja.
Anônimo disse…
O unico erro da propaganda esta no comentario da garota dizendo "que bichinho estupido". O comportamento dos camundongos nao eh estupido, eh instintivo: eles voltam pela comida mesmo sabendo que vao levar choque porque a recompensa eh maior que a dor. No caso da propaganda, o prazer de tomar a cerveja eh maior que a dor do choque, que como se pode notar, nao e tao forte assim.
Vale lembrar que somos geneticamente 98% parecidos aos camundongos, por isso os cientistas os utilizam em pesquisas para medicamentos que consumimos. Os 2% de diferenca fazem com que tenhamos capacidade de pensar, rir, criar, etc, etc e milhoes de etc.
Sera que nao e hora de olhar o mundo com menos stress?

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