Pular para o conteúdo principal

Judas não foi traidor e Jesus não fez milagres, defende livro

Jesus com o emblemático
apóstolo Judas
A Folha publica resenha do livro The Gospel According to Judas (O Evangelho Segundo Judas), de Jeffrey Archer (um escritor de best seller) e de Frank J. Moloney (especialista em Bíblia). O livro, que chegará às livrarias brasileiras em julho, afirma que Judas não traiu Jesus por 30 moedas e nem se enforcou. Como Jesus, ele teria sido morto crucificado pelos romanos.

Os autores do livro não acreditam que Jesus tenha feito milagres como transformar água em vinho e caminhar sobre a água.

Não é de hoje que, para o desconforto do Vaticano, se tenta reabilitar Judas Iscariotes, o mais emblemático dos apóstolos.

No ano passado, o canal de tv a cabo da National Geographic exibiu um documentário sobre a descoberta nos anos 70 de um manuscrito de um evangelho apócrifo do século I que apresenta a versão de que Judas não foi traidor. Chamado de o “evangelho de Judas”, o manuscrito diz que Iscariotes entregou Jesus aos romanos em obediência a um desígnio divino, porque, se não houvesse a crucificação do filho de Deus, não haveria a salvação dos homens.

Escrito em copta, um idioma do Egito Antigo, o manuscrito está sendo traduzido em várias línguas (mas ainda não para o português).

Ou seja, independente do que o Papa Bento 6 possa dizer no Brasil, a Igreja Católica e o cristianismo vão continuar em pauta entre brasileiros, dividindo opiniões, o que é muito bom. O debate é sempre bem-vindo.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes