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TV e rádio silenciam-se sobre o limite na publicidade de cerveja

Por Alberto Dines, no Observatório da Imprensa no Rádio:

"Nem os portais da internet, nem o noticiário das rádios e nem os telejornais de ontem tiveram coragem de comentar a manchete de ontem da Folha de S. Paulo sobre a decisão do ministério da Saúde de limitar a publicidade de cerveja na TV.

As novas regras visam a proteger crianças e jovens dos estímulos contidos na perigosa publicidade cervejeira. Significa que, pelo menos teoricamente, as novas regras terão o apoio dos pais, educadores, e médicos, mas a reação da maioria dos editores ao longo do dia de ontem foi diferente: se a publicidade de cerveja for limitada, quem vai sofrer será a mídia, principalmente a eletrônica, privada de uma das principais fontes de anúncios.

Receosa de desagradar às agências de propaganda, a maior parte dos editores optou pelo silêncio. Errou. A inapetência da imprensa para comentar ou “repercutir” a manchete da Folha revela, antes de tudo, uma estratégia rudimentar, já que a decisão do governo só será tomada dentro de algumas semanas e somente entrará em vigor 180 dias depois.

Meio ano é prazo suficiente para que a nova regulamentação seja amplamente discutida pela sociedade. Mas ao tirar o assunto da pauta de ontem desvendou-se um tipo de manipulação do noticiário que não honra a nossa mídia. Sobretudo porque, mais dia menos dia, o assunto terá que ser encarado sem subterfúgios. Não se briga com a notícia, a notícia ganha sempre."

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