Pular para o conteúdo principal

Resenha diz que livro não mistifica o dono da Folha


A Folha publica hoje resenha do livro de Engel Paschoal “A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira” [Publifolha/ Mega Brasil], sobre o publischer do jornal. O resenhista Mario Sergio Conti observa que o livro não mistifica o Frias, tratando-se portanto de uma raridade “na literatura sobre os barões da imprensa nacional”.

"Não espere de ‘A Trajetória’ loas emboloradas à sagrada missão de bem informar, o registro engalanado das ações em prol do engrandecimento da pátria ou a ladainha das virtudes celestes da livre iniciativa. O livro está isento de toda a lorota ideológica que costuma fundamentar o exercício do jornalismo”, escreve Conti.

E assim parece, pelos exemplos pinçados por Conti. No livro, na boca do Frias, estão revelações como estas:

Se o negócio é ganhar dinheiro, eu vou ganhar mesmo. E eu era impiedoso. Aplicava dinheiro a juros, sim, senhor. Era usurário, cobrava 3% ao mês e não tinha conversa.

Com um cheque que só teria fundos dois dias depois, Frias e o seu sócio Carlos Caldeira Filho compraram em 1962 a Folha, então “um jornaleco”, diz Conti. Antes, Frias não dava importância a jornais, e só lia de vez em quando o “Estadão”. Uma semana depois do negócio, ele se arrependeu e tentou passar a Folha para frente, mas não encontrou nenhum desavisado que quisesse o abacaxi.

Frias teve uma granja que chegou a ter 1.700 funcionários. Ele a fechou nos anos 90 por causa da concorrência da Sadia e Perdigão. Como negócio, a granja Itambi lhe dava mais satisfação do que o jornal. Está no livro:

É muito bom para o empresário produzir coisas palpáveis, como leite, carne, frango. Jornal não é uma coisa palpável.

Trata-se de um livro de leitura obrigatória a quem deseja saber como se constituiu um dos três grandes jornais do país. Quando eu o ler, vou verificar se o livro, com o seu tom desmistificador, não acaba, paradoxalmente, mistificando o dono da Folha. Frias está com 94 anos.
xxx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos