Veja informa que os jornais populares O Dia, do Grupo O Dia, e o Extra, do Infoglobo, estão com guerra de preço. Para tentar recuperar os leitores que está perdendo para o concorrente, no dia 2 O Dia baixou o seu preço de R$ 1,50 para R$ 1 nos dias de semana, e de R$ 2,70 para R$ 2,30 nos domingos. No dia seguinte o Extra baixou o seu preço de R$ 1,10 para R$ 0,90.
Em São Paulo, os jornais que se pretendem populares, o Diário de S. Paulo, o Jornal da Tarde e o Agora, continuam a repartir sem solavancos leitores cada vez mais escassos. Esses jornais têm uma característica curiosa: destinam-se mais à população idosa. Neles, há fartura de informações para aposentados.
Desconheço a linha editorial do Extra e do O Dia, embora seja previsível: devem se alimentar muito da criminalidade do Rio. Mas se é o que o leitor quer, não tenho nada contra. Em São Paulo, o jornal que seguia essa linha, o Notícias Populares, do Grupo Folha, fechou há alguns anos, por falta de leitores e de anunciantes.
Abro parêntese: até hoje não entendi por que o Infoglobo comprou o Diário Popular, um jornal centenário, e mudou o nome para Diário de S. Paulo. Deve ter sido uma destas idéias “brilhantes” de marqueteiro, não de jornalista. Fechado o parêntese.
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