Pular para o conteúdo principal

Gabeira agora diz que legalização das drogas só com polícia ética


O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), foto, escreve na Folha de hoje um artigo que mostra que mudou o seu ponto de vista em relação à legalização do comércio de drogas. Ele continua favorável à descriminação da drogas no Brasil, mas desde que haja antes, ressalta, uma polícia mais ética e competente. (O que, acrescento, não há nenhum vislumbre de haver no Brasil.)

Escreve ele:

Mas quem conhece o processo de legalização fora daqui sabe que ele tem premissas que não foram cumpridas no Brasil. Aqui, no Brasil, é evidente que a súbita retirada dos mercados clandestinos jogaria os criminosos em outros tipos de crime. Logo, é preciso estar preparado para esse deslocamento, de um modo geral para seqüestros e roubos de carro.

Gabeira faz parte de um pequeno núcleo de parlamentares que lutam pela moralização do legislativo, hoje contaminado pela corrupção talvez como nunca. Ele tem tido destaque na imprensa por sua atuação ponderada – já foi capa da Veja.

Há quem diga que ele, um ex-guerreiro, está caminhando da esquerda para o centro, com o propósito de galgar patamares mais elevados na política. Eu acho difícil Gabeira deslocar-se para o centro, embora ele já tenha escrito artigo sobre a desimportância hoje da esquerda e da direta como referências ideológicas. Mas não tenho dúvida de que Gabeira está se preparando para vôos mais elevados. Talvez ele possa vir a ser o sucessor de Sérgio Cabral, o governador do Rio. Ou, no mínimo, um senador da República.

A mudança do posicionamento de Gabeira quanto às drogas lhe garantirá votos com os quais até agora não poderia contar.

Drogas e violência, por Fernando Gabeira.
xxx

Comentários

Maria Karla Belo da Silva disse…
Acho adequado oa posição do Gabeira,meu voto é dele agora,para mim ele é o candidato ideal para nosso estado.Prefiro viver na Realidade e não numa fantasia gerada pelo nosso atual governador.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos