Pular para o conteúdo principal

Presidente agora fala sem salto alto

Da Folha:

Lula elogia Collor e diz que PT atirou no pé

Presidente pede a Deus para desvendar caso do dossiê e acredita que ex-presidente impedido pode fazer trabalho "excepcional'

PEDRO DIAS LEITE
LUCIANA CONSTANTINO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em sua primeira entrevista depois do resultado das urnas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ainda não tem como explicar por que não ganhou no domingo e que simplesmente "faltou voto", mas que "não vai faltar no segundo".

Sobre o dossiê dos petistas e sua ausência no debate da Rede Globo, dois motivos apontados como os responsáveis por ele não ter vencido no primeiro turno, Lula disse que não tem uma "bola de cristal". Ele também admitiu que o episódio do dossiê foi um "tiro no pé".

"Eu confesso que não tenho um medidor ainda. Quem sabe nas próximas pesquisas comecem a aparecer [os motivos de não ter vencido]. Não sei que matéria, se foi debate, o que foi", disse Lula durante entrevista no Palácio da Alvorada.

O presidente fez elogios à imprensa e, sem identificar quem, afirmou que "havia uma pressão de setores da sociedade muito grande para que houvesse dois turnos", sem no entanto reclamar disso. "Não vejo nenhum problema nisso."

Lula, que a todo momento fazia um evidente esforço para dar um clima de descontração e não demonstrar desânimo, disse que não pode "culpar o PT" e descartou se licenciar do cargo para fazer campanha.

À noite, em pronunciamento ao "Jornal Nacional", da TV Globo, Lula disse que no segundo turno pretende "politizar a sociedade" e comparar o seu desempenho no campo ético com o dos tucanos. "Quero fazer um debate profundo sobre a questão ética no país para que a gente possa inclusive fazer comparação nessa questão, porque nós temos feito mais do que qualquer outro governo fez na história deste país para punir qualquer desvio."

No trecho de sua fala voltada para a militância, prometeu uma campanha com "pé na estrada, pé na rua".



VITÓRIA DEMORADA
"Faltou voto para a gente ganhar no primeiro turno, certamente não vai faltar para a gente ganhar no segundo, só isso. Vai demorar apenas um pouco mais a vitória."

BOLA DE CRISTAL
O petista não quis dizer o que atrapalhou, se foi o debate, se foram as fotos do dinheiro ou tudo isso. "Se eu tivesse uma bola de cristal que me dissesse: "Você faça tal coisa que você ganha voto, não faça que você perde voto", eu faria tudo aquilo que eu ganhasse voto."

DOSSIÊGATE
"Se o fato aconteceu, ele tem de ser mostrado. Todo mundo normalmente se queixa da imprensa. Duvido que tenha um político que não se queixe da imprensa. Mais dia, menos dia, ele tem uma queixa. (...) O fato concreto é que aconteceu, tinha o dinheiro, tinha a fotografia, que poderia ter sido mostrado no dia, poderia ter sido mostrada quando bem entendesse", afirmou.

TIRO NO PÉ
Lula disse que fica "pedindo a Deus para que não me aconteça nada até desvendar esse mistério [quem teve a idéia do dossiê]. Porque tem um mistério nesse dossiê que eu gostaria de saber. Não é apenas a questão do dinheiro e de onde veio o dinheiro. Eu quero saber quem arquitetou essa obra de engenharia para atirar no próprio pé", disse Lula.

DEBATES
"Agora vai ser um debate mais esclarecedor, o candidato não vai ficar muito tempo fora do ar, porque quando tem muito candidato você fica muito tempo fora do ar, esperando uma pergunta, às vezes perguntam para outro e não para você. Agora são dois candidatos, o tipo de debate é muito mais ágil, você pode envolver o povo para fazer pergunta, é uma coisa muito mais esclarecedora para a sociedade do que um debate com muita gente", afirmou.

ALIANÇAS
O presidente relativizou o peso dos apoios de Heloísa Helena e Cristovam Buarque a algum candidato no segundo turno. "Ela já deu uma declaração hoje que libera para votar em quem quiser. É uma sóbria decisão. O PT já passou por isso muitas vezes. E o PDT, a informação que tive é que eles vão ter uma reunião da direção nacional para decidir", afirmou.

ESTADOS
"Estou extremamente feliz com a vitória do companheiro Jaques Wagner na Bahia, uma coisa que acho que para todo mundo, pra vocês também, foi uma surpresa extraordinária. A vitória do Marcelo Déda também é importante, porque eram dois Estados governados pelo PFL e foram derrotados."

RICOS X POBRES
Lula diz que não teve influência os votos de ricos e pobres nas eleições. "A sociedade brasileira não aceita essa divisão, a cultura brasileira não aceita essa divisão. (...) Se fosse assim, como tem muito mais pobre do que rico, já estaria ganha a eleição. Não é assim que o povo se comporta numa eleição e não é assim que alguém se candidata a presidente."

CRÍTICAS AOS TUCANOS
"Vocês não vão me ver, enquanto presidente da República, evitar que haja CPI. Porque, se der resultado, parabéns à CPI. Se não der, vai desmoralizar quem participou dela. (...) Seria muito pior se o presidente tivesse interferido para evitar que acontecesse CPI, como houve interferência no governo passado, como houve no governo de São Paulo."

COLLOR
"O Collor já está há 14 anos de castigo. Se candidatou e o povo de Alagoas resolveu mandá-lo para cá. Com a experiência que tem de presidente da República, certamente poderá, se quiser, fazer um trabalho no Senado excepcional."

SEM LICENÇA
"Eu já provei que é possível fazer campanha exercendo a Presidência. Se eu me licenciar, o [vice-presidente] Zé Alencar vai ter de assumir, e ele é muito importante em Minas, também vai ter de fazer campanha. Vamos fazer como fizemos no primeiro turno", afirmou.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes