Pular para o conteúdo principal

Presidente do PT sabia de tudo

Da Folha:

Revista envolve campanha de Lula em negociação de dossiê

Petistas procuraram jornalista com conhecimento do presidente do PT, diz "Época"


Coordenadores da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, incluindo o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, tiveram ontem seus nomes envolvidos no caso do dossiê contra tucanos elaborado pela família Vedoin, acusada de chefiar o esquema da máfia dos sanguessugas. Os petistas Oswaldo Bargas e Jorge Lorenzetti, que têm função na campanha, sondaram, com o conhecimento de Berzoini, eventual interesse da revista "Época" no material que comprometeria José Serra na fraude das ambulâncias.

Após divulgação de nota da publicação relatando o episódio, Lorenzetti comunicou em carta a Berzoini seu desligamento do cargo de analista de risco e mídia da campanha. O presidente do PT, também em nota, disse que soube do encontro dos petistas com jornalista da revista, mas que desconhecia o dossiê.

Sem citar nomes, Lula defendeu em Nova York uma investigação a fundo, "doa a quem doer", mas acusou a oposição de estar há dois anos tentando evitar sua reeleição. E emendou: "a quem interessa melar o processo eleitoral a essa altura do campeonato?".

A Justiça de Mato Grosso negou ontem pedido de prisão do ex-assessor da Presidência Freud Godoy e determinou a soltura do petista Valdebran Padilha e do ex-agente da PF Gedimar Passos, presos com R$ 1,7 milhão que seria usado para comprar o dossiê, e de Paulo Roberto Trevisan, detido com o material.

Ontem, o TSE abriu investigação judicial contra Lula e os petistas envolvidos para apurar se houve abusos de poder econômico e de autoridade no caso.

Comento: desta vez, a Época não fez o jogo do PT. Talvez ela tenha aprendido com o episódio do caseiro Nildo, cujo sigilo bancário foi quebrado pela turma do Palocci e estampado no site e nas páginas da revista sem nenhuma apuração jornalística. Ainda assim, lamenta-se, agora, que a Época não tenha divulgado antes que ela tinha sido procurada por gente do PT que lhe ofereceu o suposto dossiê anti-Serra. E que o presidente do partido sabia de tudo, embora negue.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias