Pular para o conteúdo principal

Justiça manda prender os aloprados do Lula

Deu na Folha:

6 petistas envolvidos no caso
dossiê têm prisão decretada

PF não executará mandados até dia 4, seguindo determinação da Justiça Eleitoral

LEONARDO SOUZA
FÁBIO VICTOR
ENVIADOS ESPECIAIS A CUIABÁ

A Justiça Federal decretou a prisão, a pedido do Ministério Público Federal, dos seis petistas envolvidos com a compra do dossiê que seria usado contra o candidato tucano ao governo de São Paulo, José Serra.

Gedimar Passos, Valdebran Padilha, Expedito Veloso, Oswaldo Bargas, Jorge Lorenzetti e Freud Godoy, no entanto, não foram presos ontem.

A PF entendeu que não poderia efetuar os mandados devido a restrições impostas pela Justiça Eleitoral, que impede prisões a menos de cinco dias das eleições, a não ser em flagrante. Os mandados chegaram à Polícia Federal na madrugada de segunda para terça-feira.

É a primeira vez que é solicitada e autorizada pela Justiça a prisão de petistas diretamente ligados à campanha do presidente. Na semana passada, a Justiça havia negado pedido de prisão preventiva de Freud, ex-assessor especial da Presidência da República.

O episódio representou também mais um atrito entre o procurador que acompanha o caso, Mário Lúcio Avelar, e a Superintendência da PF em Mato Grosso, que instaurou o inquérito para apurar a origem do dinheiro que seria usado pelo PT para comprar o dossiê.

O procurador fez os pedidos de prisão no final de semana. A Corregedoria da PF avaliou que os mandados só poderão ser cumpridos agora na semana que vem, na próxima quarta-feira, 48 horas após o primeiro turno das eleições, que será neste domingo.

Mesmo depois de a reportagem ter confirmado a expedição do mandado com a PF e com o advogado de Godoy, Augusto Adalto Botelho, o procurador negou que tivesse feito os pedidos de prisão.

De acordo com Botelho, no pedido de prisão, o Ministério Público Federal argumentou que houve várias contradições nos depoimentos prestados pelos seis petistas. Assim, seria necessário prendê-los e ouvi-los novamente para que as dúvidas fossem esclarecidas.

Segundo a Folha apurou, os integrantes da PF responsáveis pelo caso avaliaram que não seria necessário prendê-los para colher seus depoimentos, bastava uma intimação a depor.
Entenderam também que Avelar, para obter os mandados, recorreu à Justiça no final de semana para que o despacho fosse dado por juiz de plantão.

Gedimar e Valdebran foram detidos em São Paulo no último dia 15. Eles portavam R$ 1,75 milhão que seria usado para pagar o empresário Luiz Antonio Vedoin, chefe da máfia dos sanguessugas, pelo dossiê contra os tucanos.

Expedito Veloso, ex-diretor do Banco do Brasil, Oswaldo Bargas, Jorge Lorenzetti e Freud Godoy são apontados como envolvidos na negociação dos documentos, apreendidos pela PF em Cuiabá no dia 14 com Paulo Roberto Trevisan, tio de Vedoin. Eles integravam o comitê de campanha à reeleição do presidente Lula.

Até o fechamento desta edição, Folha não havia conseguido localizar os advogados de Gedimar, Valdebran, Lorenzetti, Veloso e Bargas. O advogado de Godoy disse que deve entrar hoje com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
"Achei no mínimo a estranha essa decisão por se tratar de um plantão judiciário. Meu cliente nunca deixaria de comparecer à Justiça", afirmou.

Comento: O próprio Lula referiu-se aos petistas do escândalo do dossiê como "aloprados".  Lula deve conhecer esses petistas muito bem, sabe do que está falando, porque eles, na maioria, são velhos amigos do presidente.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos