Pular para o conteúdo principal

Justiça Eleitoral vai investigar o Lula

Deu no Estadão:

TSE notifica presidente para
apresentar defesa em 5 dias

Mariângela Gallucci

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Cesar Rocha, deve receber nos próximos dias cópias dos documentos que integram as investigações da Polícia Federal sobre o dossiê Vedoin. O juiz Marcos Alves Tavares, da 2ª Vara Federal de Mato Grosso, determinou a remessa das informações ao TSE ao aprovar um pedido de liminar no qual Rocha requisitava o acesso à documentação.

A requisição dos documentos foi feita por Rocha na semana passada. Na ocasião, ele decidiu abrir, a pedido da coligação formada pelo PSDB e pelo PFL, uma investigação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, o ex-assessor da Presidência Freud Godoy, o empresário Valdebran Padilha e o advogado Gedimar Passos.

Lula foi notificado ontem sobre a abertura das apurações e tem prazo de cinco dias para apresentar sua defesa.

A investigação no TSE tem o objetivo de apurar a eventual participação de cada um no episódio do dossiê Vedoin. Caso fique comprovado o envolvimento de Lula, ele pode até ser declarado inelegível, o que o impediria de exercer um eventual segundo mandato. No pedido de investigação, PSDB e PFL acusaram os petistas de abuso de poder político e econômico.

Além de abrir a investigação e de pedir os documentos, Rocha determinou à PF que realize perícia em dez dias no dinheiro encontrado. O ministro quer saber a proveniência e a época de confecção das notas. O dinheiro, num total de R$ 1,7 bilhão, foi apreendido com Valdebran e Gedimar e era destinado ao empresário Luiz Antônio Vedoin, que chefiava a máfia dos sanguessugas.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Repercute na internet a declaração do ator Paulo César Pereio à Veja desta semana de que a estátua do Cristo Redentor deveria ser implodida. Ele até estaria planejando uma campanha para obter adeptos à sua proposta. Ele isse à revista: “Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem. O morro onde ela está é lindo. O Cristo só atrapalha o visual do lugar.” Igreja quer indenização do filme que destroçou o Cristo Redentor. fevereiro de 2010 Ambientalistas do Peru criticam estátua rival do Cristo Redentor. junho de 2011

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo