Pular para o conteúdo principal

PT recorre ao STF para impedir a fala do caseiro

Da Folha Online:

"O presidente da CPI dos Bingos, Efraim Morais (PFL-PB), recebeu a liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) e suspendeu o depoimento do caseiro Francenildo dos Santos Costa, que trabalhou na casa alugada por ex-assessores do ministro Antonio Palocci (Fazenda) na Prefeitura de Ribeirão Preto.

O Supremo concedeu a liminar solicitada pelo PT para suspender o depoimento do caseiro, que já havia começado a falar para a comissão. Antes de entrar com o mandado de segurança, os petistas tentaram restringir o depoimento, alegando que a CPI poderia se transformar num "big brother" e chamar "atenção para questões que não têm nada a ver com temas republicanos".

O caseiro, apelidado de Nildo, trabalhou na casa alugada pelos ex-assessores Rogério Buratti e Vladimir Poleto entre 2003 e 2004. Como a liminar foi concedida após o início do depoimento, o caseiro voltou a contradizer o ministro. Palocci negou à CPI ter freqüentado a casa.

No depoimento, o caseiro disse que presenciou a entrega de um envelope de dinheiro para Ademirson Ariosvaldo da Silva, assessor especial de Palocci. Segundo ele, o envelope foi entregue no estacionamento do Ministério da Fazenda. Ademirson atua como secretário particular do ministro.

Segundo ele, Palocci era chamado de "chefe" pelos freqüentadores da casa. Ele disse ainda que Palocci utilizava Peugeot prata pertencente a Ralf Barquete, então assessor da presidência da Caixa, morto em 2004, para ir à casa. Barquete possuía um carro com essas características, vendido em 2004 para Poleto.

Os oposicionistas alegam que querem saber se a casa era usada pelos integrantes da chamada "república de Ribeirão Preto" para fazer lobby dentro do governo em favor de determinados grupos empresariais."

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Tribunal do Ceará derruba lei que reduzia pena de condenados que lessem a Bíblia

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco