Pular para o conteúdo principal

Escândalo derruba Palocci

da Folha de S.Paulo

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho (foto), não resistiu ao escândalo da violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, que o acusou de freqüentar a chamada casa do lobby, em Brasília. Palocci entregou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no meio da tarde. Foi substituído ontem mesmo por Guido Mantega, que presidia o BNDES.

Crítico histórico da política econômica e dos juros altos dentro do governo, Mantega mudou sua opinião: disse que o rumo adotado até agora será mantido e que o presidente é seu fiador. Horas antes, o até então presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, afirmou em depoimento à Polícia Federal que entregou os dados de violação do sigilo de Francenildo diretamente a Palocci. Indiciado pela PF pelo crime, Mattoso também caiu.

À noite, depois de Mantega ter vacilado quando perguntado se mudaria ou não sua equipe, o secretário-executivo da Fazenda, Murilo Portugal, também pediu demissão. O mercado, que reagira bem à demissão de Palocci, tomou a saída de Portugal como um sinal de instabilidade.


Lula relutou em aceitar a saída de Palocci. Auxiliares o alertaram de que a crise se agravara e que a ofensiva contra o caseiro estava se caracterizando como crime de Estado aos olhos da opinião pública. A estratégia do governo foi individualizar as culpas para poupar Lula. "Está ficando provado que o lado mais fraco não é o do simples caseiro. É o da mentira", disse Francenildo.


O médico Palocci foi o segundo ministro mais longevo no cargo desde o fim da ditadura militar, em 1985. Político influente no PT, foi coordenador da campanha de Lula em 2002 e firmou-se como o ministro mais poderoso da Esplanada após a queda de José Dirceu (Casa Civil) e de Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) na esteira do escândalo do "mensalão" no ano passado.


Comentários

Anônimo disse…
Este espertalhão ainda vai longe...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos