segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Nos EUA, grupo dos sem religião se destaca em grandes cidades

Recente estudo sobre o engajamento às religiões nos Estados Unidos mostra que os chamados nones [pessoas não afiliada a nenhuma igreja, o que inclui os ateus e agnósticos] são expressivos em algumas das mais importantes cidades daquele país.

Em Portland, São Francisco, Denver e Detroit, por exemplo, os sem religião representam o maior grupo, seguidos, na maioria dos casos, pelos católicos. Isso ocorre em dez grandes cidades.

Em cidades como Boston, New York, Chicago, Miami, Las Vejas e Houston, os católicos estão em primeiro lugar e os nones, em segundo.

Os dados demonstram — como era de se esperar — que o processo de secularização da sociedade norte-americana é mais acelerado nas grandes cidades, onde o convívio de pessoas de diferentes origens culturais abre grandes brechas nas bolhas do sistema de crenças. O que não ocorre (ainda) em pequenas cidades e no meio rural.

De qualquer forma, pelo que indicam essa e outras pesquisas, em alguns anos os Estados Unidos terão que ser retirados da lista dos países mais religiosos do mundo.





Grupo dos sem religião tende a superar o de religiosos nos EUA

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...