Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

terça-feira, 7 de julho de 2015

Richard Dawkins afirma que psicanálise não é ciência

Biólogo critica
conceito de Freud
por explicar tudo
A psicanálise não é uma ciência, mas se apresenta como tal, o que é perigoso, afirmou Richard Dawkins. Trata-se apenas de um sistema fechado que, portanto, não admite refutação, acrescentou.

Para o biólogo evolucionista e divulgador científico, a psicanálise não se encaixa no método científico de pesquisa porque os conceitos criados por Freud têm explicação para tudo. “Quando as evidências apontam para o oposto de sua explicação, baste dizer que algo foi ‘reprimido’”.

Dawkins citou como exemplo um psicanalista freudiano segundo o qual o naturalista inglês Charles Darwin tinha um ódio reprimido de seu pai e, por isso, elaborou uma teoria, a da evolução das espécies, para “matar o pai divino” [Deus].

Com ironia, contou Dawkins, o biólogo Peter Medawar reagiu assim: “Todo esse ódio dele pelo pai, o dr. Robert Darwin, fica evidenciado pelo fato de que Charles o chamara de ‘o homem mais gentil e mais sábio que conhecia’”.

De passagem pelo Brasil para o lançamento do seu livro “Fome de Saber”, Dawkins deu entrevistas a jornalistas falando sobre ciência, religião e ateísmo.

A Alexandre Versignassi, de Superinteressante, ele disse que o cientista que declara ser um pesquisador para entender como Deus fez tudo comete “uma covardia intelectual, uma traição a todo o espírito da ciência”.

Isto porque, explicou, a biologia evolutiva e a ciência em geral demonstram que a explicação de coisas complexas começa pela simplicidade.

“A ciência moderna detalhou como você consegue escalar pequenos degraus, começando com o que há de mais simples, até chegar ao nível de complexidade de um cérebro humano”, disse.

“Engenheiros humanos podem criar coisas complexas: foguetes, aviões, computadores. Mas engenheiros humanos não surgiram do nada. Eles aparecem como o produto final de um processo longo, lento e gradual de mudanças: a seleção natural cumulativa. Ter descoberto isso é um triunfo da ciência.”

Com informações da Superinteressante.





Sai livro onde Dawkins relata seu percurso rumo à ciência


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...