Pular para o conteúdo principal

Padre Melo admite que ateu não é necessariamente má pessoa



O padre e cantor Fábio de Melo (foto) reconheceu em seu programa de TV que quem descrê em Deus não é necessariamente má pessoa, porque isso dependente da índole de cada um.

Padre disse que o
que faz a diferença
 é a índole
“Há pessoa que acredita em Deus e não é boa”, disse. “Acreditar não é tudo, a diferença é o que a gente faz com aquilo em que acredita.”
“Eu já encontrei ateus muito mais bem preparados para a vida do que aqueles que se dizem cristãos.”

Trata-se de afirmações que, entre os sensatos, poderiam passar despercebidas porque não contêm nenhum absurdo, mas nesse caso elas chamam a atenção por terem sido feitas por um padre famoso que tem colegas que vivem associando o ateísmo à perversidade, ao mal.

Só para pegar um exemplo, Marcelo Rossi, também padre e cantor, disse em 2013 que o mundo está muito violento porque “falta Deus na vida das pessoas”.

É uma visão preconceituosa, porque, ao examinar hoje rapidamente o noticiário, verifica-se que muita violência vem sendo cometida por pessoas como excesso de Deus em sua vida, por assim dizer, como é o caso dos militantes do Estado Islâmico.

O que importa, como disse Melo, é a índole ou, em outra palavra, o caráter,

Melo falou sobre ateísmo ao responder a uma carta de uma fiel que estava aflita porque seu namorado é ateu, embora ele tenha boas qualidades.

“Ao tomar certa idade, ele [o namorado] resolveu questionar tudo, inclusive a existência de Deus [...] e não quer se casar na igreja", lamentou a moça que conhece o jovem desde a adolescência.

Ela está preocupada com o fato de os seus filhos terem um pai ateu, o que seria difícil educá-los na religião.

O padre afirmou que cabe a sua seguidora decidir se casa ou não com jovem que ama. Acrescentou que talvez não seja tão difícil, no caso, constituir um lar cristão porque, afinal, disse, nem todos os ateus são tão ateus como acreditam.

O padre Melo alimentou a esperança da fiel de, com o tempo, converter o rapaz ao catolicismo.

Argumentou que “fazer o ateísmo durar a vida inteira não é brincadeira”, porque, em determinado momento, o ateu sempre “acaba precisando de algo que o sustente”.

“Quando a gente é jovem, há muita disposição, é fácil de ser ateu. E com o passar do tempo, a gente acaba adquirindo uma sensibilidade que faz sentir Deus.”

Além disso, falou o padre, muitas pessoas vivem um processo temporário de descrença.

Para o padre, o problema desses supostos ateus não é Deus, mas a religião. “Encontrei muitos ateus que não eram ateus coisa nenhuma, eles eram traumatizados com a religião.”

“Em muitos momentos tivemos histórias muitas feridas, experiências muitos negativas”, disse Melo, sem falar de casos concretos, como o de sacerdotes pedófilos.

O padre criticou as pessoas que se tornaram ateias por causa da fome no mundo, da morte de crianças, dos terremotos.

“É muito infantil pensar que as desgraças do mundo possam ser motivo para negar a existência de Deus”, disse. “A realidade está criada e ela tem vida própria. Deus não tem como ficar modificando isso o tempo todo.”

Melo afirmou que, por exemplo, existe fome não por causa de Deus, mas em decorrência de injustiças sociais.

A discussão sobre quem é ou não infantil em seus argumentos, se ateus ou o se próprio Melo, pode ir longe, mas por enquanto já é bom saber que há entre os padres brasileiros um pouco de tolerância para com os as Bíblia chama de "ímpios".

"Existem pessoas que acreditam
 em Deus e não são boas"





Bispo acusa ateísmo de querer criar uma ‘maldita religião’

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...