Pular para o conteúdo principal

Notícia falsa de que ateu viu anjos se espalha na rede social


por Gilmar Henriques Lopes
do E-Farsas

Será verdade que o astronauta Mark Kelly (foto) afirmou ter visto anjos em uma de suas viagens ao espaço, mas a NASA está tentando esconder essas informações?

Kelly disse na verdade
 que ida ao espaço não
 teve nada de religioso
A noticia apareceu na segunda quinzena de janeiro de 2015 e conta o curioso testemunho do cientista da estação espacial, Mark Kelly, que garante ter visto anjos no espaço, enquanto trabalhava ao lado de fora na manutenção de um satélite da NASA.

De acordo com a manchete, o astronauta afirmou em 05 de Junho de 2008 que ele teria visto oito seres brancos que viajavam pelo espaço em direção a Terra.

A reportagem ainda afirma que a NASA teria cortado o acesso do cientista ao Twitter, além confiscar a câmera de Mark Kelly, com o intuito de encobrir o encontro do rapaz (que era ateu até então) com esses seres.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O assunto fez um certo sucesso nas redes sociais, além de ser publicado em inúmeros blogs e sites. Um cientista e astronauta ateu reconhecer ter visto anjos no espaço? Seria bastante interessante, se fosse verdade!

Acontece que essa história foi inventada.

Aqui no Brasil, um dos primeiros sites de noticia que publicaram essa história foi o Meio Norte, no dia 26 de janeiro de 2015. A matéria cita como fontes o jornal de língua inglêsa The Guardian e o Jornal Estado, mas não posta os links das matérias e, tampouco, diz a data em que as reportagens teriam sido publicadas nesses dois jornais.

Fizemos uma busca nos sites dos referidos jornais e não encontramos nada a respeito do suposto encontro de Mark Kelly com anjos.

Será que a NASA está conseguindo encobrir mesmo essa história toda ou se trata apenas de mais um boato da web? A segunda opção é a mais correta.

O Meio Norte (assim como vários sites que reproduziram a mesma matéria) se basearam em uma postagem feita no blog hospedado gratuitamente no Blogspot chamado Jornal do Estado, que não tem nada a ver com o jornal paulista de mesmo nome.

O Jornal Estado (o blog, não o jornal) cita como fonte uma postagem do dia 25 de dezembro de 2012 feita no site Before Its News. O Before Its News, pra quem não sabe, é uma plataforma de publicações aberta, onde qualquer membro pode se logar e publicar o que bem entender. Conforme explica o RationalWiki, esse site de “notícias” é bastante usado por aficionados em teorias da conspirações, que publicam suas histórias lá, sem que sejam necessárias fontes ou provas concretas do que se está postando.

Neste link há uma relação de vários sites de língua inglesa especializados em espalhar boatos eletrônicos e o Before Its News é um dos primeiros da lista!

Um exemplo disso é a matéria sobre os “anjos vistos pelo astronauta”. Não há nenhuma fonte que valide a história publicada lá, além de muitos fatos desencontrados e contraditórios, escritos ao longo do “artigo”. O mais curioso disso é que a notícia postada no Before Its News não cita, em nenhum momento, o astronauta Mark Kelly!
Mark é Ateu?

De acordo com uma reportagem publicada em fevereiro de 2011, Mark Kelly é um “ex-ateu” que teria encontrado na fé uma possível explicação para sua esposa ter saído viva do massacre de Tucson, em 2011 (claro que essa informação carece de fontes). Gabrielle Giffords, a esposa de Mark Kelly, é uma política da religião judaica e sobreviveu a um tiro na cabeça que levou durante o tiroteio que matou 6 pessoas e feriu outras 19 em Tucson, no Arizona (EUA).

De acordo com o que foi muito bem apontado pelo nosso leitor e amigo Roberto Takata, o astronauta Mark Kelly afirmou em entrevista que sua ida ao espaço não foi uma experiência religiosa!
Conclusão

Mark Kelly nunca disse ter visto anjos no espaço vindo na direção da Terra! O boato foi inventado e publicado em um fórum de notícias sem nenhuma fonte que o comprovasse em 2012. Milhares de sites copiaram a história, que foi se modificando, até vir parar aqui no Brasil.


Pastor afirma que morreu, falou com Jesus Cristo e ressuscitou


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Rede de prostituição operava dentro do Vaticano, diz jornal

La Repubblica publicou que o papa ficou abalado com o conteúdo de um dossiê Joseph Ratzinger (foto) estava disposto a renunciar havia algum tempo por causa de sua idade avançada, mas só tomou a decisão diante de um dossiê de 300 páginas e capa vermelha, em dois volumes, com o levantamento sobre a existência de uma rede de prostituição que funcionava dentro do Vaticano e em suas cercanias, além de casos de corrupção. A informação é do La Repubblica . O jornal italiano publicou que o dossiê foi elaborado por três cardeais — o espanhol Julián Herranz, o italiano Salvatore De Giorgi e o eslovaco Josef Tomko — designados por Ratzinger para uma investigação que durou nove meses. Tomko, 88, foi diretor do serviço de contraespionagem do Vaticano durante o pontificado de João Paulo II. La Repubblica  informou que o papa ficou abalado ao saber dos detalhes de uma descoberta de 2010:  Angelo Balducci, então presidente do Conselho Nacional Italiano de Obras Públicas, telefonava com frequ

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica