quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Pastor surpreende fiéis ao escrever que se tornou ateu

Ripley escreveu livro sobre 
como chegou  à descrença
Bob Ripley (foto) tem em seu currículo mais de três décadas de pregação cristã, incluindo os 15 em que foi pastor na grande congregação canadense da Igreja Metropolitana Unida. Ele também escreveu em jornais por 25 anos artigos sobre religião. No dia 26 de setembro de 2014 ele informou na Ifpress.com que se tornou ateu.

Garantiu não ter nenhuma dúvida. “Comecei esta jornada fazendo perguntas”, escreveu. “Eu estava descontente com os clichês banais ou afirmações preguiçosas. A curiosidade é um acelerador incrível da mente.”

Ripley pediu aos fiéis e leitores que não ficassem chateados com ele. Explicou que tinha de tornar pública a sua descrença porque é “um defensor apaixonado pela honestidade intelectual". Tratou-se, disse, de uma mudança com base na razão, na realidade e no amor à aprendizagem.

Afirmou que em um livro que está lançando no Canadá explica em detalhes que nos últimos sete anos ponderou muito sobre a idade e a extensão do cosmos e sobre a simplicidade elegante da evolução da seleção natural das espécies.

Em contrapartida ele teve de constatar, também, a crueldade do Deus da Bíblia, o enigma da expiação do pecado pelo sacrifício de sangue, as discrepâncias nas escrituras, a animosidade do fervor religioso e a violência e a corrupção da história da Igreja.

Escreveu que não mais acredita em divindade, mas continua defendendo que nenhum grupo de pessoas é superior ou inferior a qualquer outro.

“Acho que o que importa não é tanto em que acreditamos, mas como nos conduzimos por este poucos e frágeis anos de estar vivo”, escreveu.

“Acredito que ter consciência da beleza e da maravilha do universo, incluindo este pálido ponto azul no canto remoto de uma das bilhões de galáxias, é um privilégio indescritível.”





Com informação de texto de Bob Ripley.

Americano que foi pastor por 25 anos agora prega a descrença
junho de 2012


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...