Pular para o conteúdo principal

Evento gospel joga Estado laico no ralo, escreve professora



por Maria Angela Mirault
professora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP

O fundamentalismo surgiu no protestantismo norte-americano em meados do século 19, cunhado por professores de teologia da Universidade de Princeton, expressos em doze livros – Fundametals.


A Testeimony of teh Truth –, e fazia a proposição de um cristianismo, excessivamente rigoroso, ortodoxo e dogmático, em contraste com o liberalismo norte-americano. Sob essa perspectiva, a Bíblia – por ser de inspiração divina – só deve ser encarada como o fundamento básico da fé cristã e tomada sob o estrito rigor da letra. Qualquer interpretação, ou contestação, será obra de satanás.

'Quinta Gospel'
é expressão do 

fundamentalismo
Essa concepção a respeito do texto sagrado coloca todo militante como um crente dessa “verdade inconteste”. Note-se que se pode identificar o fundamentalista em toda e qualquer religião e, mesmo expansivamente, o convertido, em qualquer ideologia.

Do mesmo modo, ressalve-se que nem todo protestante é um fundamentalista. Afirma, Leonardo Bof, em sua obra “Fundamentalismo – a Globalização e o Futuro da Humanidade” (Sextante) que o próprio Lutero já declarava: “a Bíblia toda tem a Deus como autor, mas suas sentenças devem ser julgadas a partir de Cristo”. Esclarece, ainda, Boff: “Com o Concílio Vaticano II, a Bíblia é inspirada e inerrante [que não pode errar] só com referência às verdades importantes para nossa salvação”. Por isso, dizem os católicos que “na Bíblia está contida a Palavra de Deus” e não “a Bíblia é a palavra de Deus”.

Desse modo, qualquer pessoa que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista é um fundamentalista, pois passa a acreditar-se senhor da verdade incontestável, daí sua intolerância aos pensamentos opostos. Na visão de Boff, “ ... a intolerância gera o desprezo aos outros, a agressividade, e agressividade, a guerra contra o erro a ser combatido e exterminado”.

Dito isso, afirmamos que o Estado de Direito e Laico do Executivo de Campo Grande [Mato Grosso do Sul] foi para o ralo, exterminado, com a realização exclusivista, discricionarista, segregacionista e inconstitucional da malfadada “Quinta Gospel”, como um “presente para a cidade”.

Muito longe de espalhar luzes, deu vazão à ação nefasta da treva.

A Lei nº 5.092, de 20 de julho de 2012, que “institui na Praça do Rádio Clube a ‘Quinta Gospel’ no Município de Campo Grande”, prevê sua realização “na quinta-feira que antecede a ‘Noite da Seresta’ utilizando a mesma estrutura que é utilizada na ‘Noite da Seresta’” e a “apresentação de artistas nacionais e regionais”, sob o patrocínio da Fundação de Cultura de Campo Grande, por si só, não exclui a expressividade musical de outros segmentos religiosos, porém, seu teor deu margens à interpretação dúbia por parte da diretora-presidente (sra. Juliana Zorzo) da Fundac e garantiu a exclusividade de apresentação de um único segmento religioso, em detrimento dos demais.

Em maio deste ano, o ICE-MS (Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul), representado pelo seu presidente, João Batista Paiva, encaminhou ofício à fundação, solicitando participação de artistas espíritas no show. Em resposta (4 de agosto de 2014), a diretora manifestou-se com a argumentação de que “a indicação de artistas espíritas seria impossível” porque foge da proposta do evento destinado ao “público evangélico cristão”.

Angela denuncia
ato inconstitucional
O fato é que, apesar da ignorância do segmento religioso que “batalhou” a lei, não podemos admitir que houvesse qualquer mínima discrepância nas decisões de gestores com relação a dotações orçamentárias dos recursos públicos; o privilégio de uns e a exclusão de outros. 

Se o local é público, os recursos são provenientes dos cofres públicos, organizado e patrocinado por um órgão público – que se qualifica como uma Fundação de Cultura – e sob o princípio que deve reger o Estado Laico expresso na Constituição Federal, que a “Quinta Gospel” garanta nas próximas edições a participação de todos os segmentos religiosos que nesse espaço queiram manifestar sua religiosidade, por meio da linguagem musical. 

Caso o espírito fundamentalista – que vem pouco a pouco corroendo os espaços da gestão pública municipal – persista, que o Ministério Público faça valer a sua função de resguardar os direitos do cidadão (católico, espírita, ateu...) e interfira pela revogação imediata dessa lei municipal, para que sirva de exemplo de forma que expedientes semelhantes não se perpetuem nessa gestão, impondo-se às leis que garantem, ao Estado Laico brasileiro, o direito à livre expressão e manifestação religiosa em nosso País.

Esse texto foi publicado originalmente no blog de Maria Angela Mirault. As fotos são de divulgação.



Uruguai é exemplo de que Estado laico é possível

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor