Pular para o conteúdo principal

Dr. House reflete ateísmo do seu intérprete, o ator Hugh Laurie



O ator britânico Hugh Laurie (foto)  não é mal-humorado e arrogante como o brilhante infectologista e nefrologista Gregory House, personagem que ele interpretou em um seriado de sucesso da TV americana e exportado para mais de 80 países e que teve oito temporadas (de 2004 a 2012).

Mas há muitas coisas em comum entre eles, como a descrença em Deus e a repulsa ao irracionalismo religioso.

A frase "se você poderia argumentar com pessoas religiosas, não haveria pessoas religiosas", por exemplo, é de Laurie, mas poderia ter sido afirmado por House em um dos episódios da série.

Hugh Laurie
Ponto de vista de Hugh Laurie sobre
 religião  seria endossado por House

É de supor, também, que as afirmações ateístas de House expressem o ponto de vista do ator. Uma delas é “se você fala com Deus, é religioso, mas se Deus fala com você, é psicótico”.

Caçula de quatro filhos, James Hugh Calum Laurie nasceu no 11 de junho de 1959 em Oxford, Inglaterra. De ascendência escocesa, foi criado em uma família religiosa. Seus pais William Laurie e Patricia frequentavam a Igreja Presbiteriana da Escócia.

O ator teve um relacionamento complicado com sua mãe, que era escritora, mas se dava bem com seu pai, médico, que foi “o homem mais doce do mundo”.

Em sua juventude, namorou a atriz Emma Thompson, que o apresentou ao ator e comediante Stephen Fry, que se tornou seu melhor amigo. Desde 1989, é casado com Joanne Green. Têm três filhos. O Fry (também ateu) é seu padrinho de casamento.

Laurie é músico — outro ponto em comum com House, que toca saxofone e piano. O ator é tecladista nas bandas de rock Poor White Trash e Little Big Horns. Também toca piano, guitarra, bateria, gaita e saxofone. Ele se apresentou algumas vezes no Brasil.

Hugh Laurie atuou em filmes como Sense and Sensibility (“Razão e Sensibilidade”), de 1995, e em peças teatrais. Escreveu o romance “O Vendedor de Armas”.

A forte religiosidade da família de Hugh Laurie teria sido um das causas de o ator se tornar ateu. Ele já disse ser um absurdo conceder a existência de um deus que nos vigia o tempo todo — uma ideia que com certeza permeava o dia-a-dia da família. Isso causou um trauma em Laurie do qual ele fala até hoje.

House é o personagem ateu que mais sucesso fez até agora na TV dos Estados Unidos, um dos países mais religiosos do mundo.

Apesar disso, os líderes religiosos demoraram em perceber a forte argumentação ateísta do personagem. Precisou que ele se tornasse uma espécie de ícone de uma nova geração de descrentes.

Mais recentemente surgiram críticas de que Hugh Laurie é tão radicalmente ateu como o dr. House.

Com informações de entrevistas de Laurie (como a do The Telegraph) e Wikipédia, entre outras fontes.




Antônio Fagundes diz que não precisa de Deus para ser ético

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz