Pular para o conteúdo principal

16 mil brasileiros se declaram em site global como descrentes

Maioria dos ateus (84,5%) são homens
Um ano depois de a AAI (Atheist Alliance International) lançar na internet um censo mundial de ateus, agnósticos e livres-pensadores, 16.785 brasileiros se cadastraram até hoje à tarde no site da entidade.

Com população de 198,7 milhões, o Brasil ocupa o terceiro lugar no site da AAI, abaixo dos Estados Unidos, que têm 83.533 cadastrados e população de 313,9 milhões, e o Reino Unido, com 18.299 descrentes e número total de pessoas de 63,23 milhões.

O site faz um cadastramento por IP, que é a identificação de cada conexão à internet.

Mais do que revelar o percentual de ateus e agnósticos de cada país, o censo da AAI serve como um termômetro do nível de militância de internautas descrentes.

Dados são indicadores
da militância ateísta
Do total de brasileiros cadastrados, 67,7% se declararam como ateus, 9,7% como agnósticos, 7,8% como não religiosos, 5,5% como livres pensadores, 3,8% como humanistas, 3,6% como racionalistas, 0,9% como secularistas e 0,9% com outras denominações.

Maioria (84,5%) deles são homens, 72% já foram católicos, 57,8% possuem formação universitária e praticamente metade (49,1%) está na faixa etária de 15 a 24 anos.

O fato de a descrença ser mais acentuada entre os mais jovens é indicativo de que esse segmento da população brasileira se encontra em crescimento acelerado, acompanhando uma tendência mundial..

De acordo com o Censo de 2010, o mais recente, o Brasil tem 615,1 mil e 124,4 mil agnósticos. Só capital paulista, tem 70 mil ateus e 21 mil agnósticos. O país tem mais ateus do que umbandistas, em um exemplo.

No site da AAI, em números absolutos, em quarto lugar está a Turquia, seguido pelo Canadá, Austrália, Índia, Alemanha, Itália e Irã.

Com informação do Atheist Alliance International.





Igreja de ateus de Londres se expande para outras 20 cidades
setembro de 2012

Ateísmo


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Maioria dos deputados evangélicos responde a processos judiciais

Deputado quer garantir a inscrição 'Deus seja louvado' nas cédulas no real

A ciência sempre venceu os confrontos com a religião. Mas os crentes não se rendem. Até quando?

MP pede a retirada das cédulas do real a frase 'Deus seja louvado'

A referência a Deus é incompatível com o Estado laico brasileiro Pedro Antônio de Oliveira, procurador substituto do MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo, enviou em dezembro uma representação ao BC (Banco Central) para que deixe de imprimir nas cédulas do real a frase “Deus seja louvado”, de modo a cumprir a laicidade do Estado brasileiro, prevista na Constituição. Como resposta, o BC apresentou duas argumentações. Primeira: a representação tem um “vício de origem” porque não cabe ao BC tratar desse tipo de questão, mas, sim, ao CMN (Conselho Monetário Nacional), que é o responsável pela emissão de cédulas e moedas do país. Segunda: a república brasileira não é antirreligiosa ou anticlerical, o que não impede que as cédulas tenham a referência a Deus, o que, inclusive, se repete na própria Constituição. O que não pode, segundo o BC, é que haja nas cédulas menção a uma doutrina religiosa ou a um determinado credo. As argumentações do BC são contraditórias entr...

Livro conta em 300 páginas histórias escabrosas de papas das quais poucos sabem

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih