Pular para o conteúdo principal

‘Carta da Laicidade’ entra em vigor em escolas da França

Estado laico
Documento teve como base uma lei
de 1905 que separa religião e Estado
As escolas públicas da França não poderão ostentar nenhum símbolo religioso nem fazer proselitismo de crença. Essas são as principais determinações da “Carta de Laicidade” que o governo colocou em vigor hoje.

Ao fixar uma “carta” em uma escola da região de Paris, o ministro Vincent Peillon (Educação), afirmou que a laicidade é uma  "batalha que não opõe uns aos outros, mas uma batalha contra aqueles que querem opor uns aos outros".

Os diretores das escolas terão de afixar a “carta” em lugar onde seja visível para todos os alunos e professores.

A “carta” resume 15 princípios da lei de 1905 segundo a qual “a República laica organiza a separação entre religião e Estado”.

“O Estado é neutro no que diz respeito a crenças religiosas ou espirituais", diz a lei, que será aplicada nos casos em que a carta for desrespeitada.

A carta também contém parte de uma lei de 2004 que veta "o uso de apetrecho ou vestuário pelo qual os alunos manifestam abertamente sua filiação religiosa".

Em 2012, o Comitê de Direitos Humanos da ONU pediu a França para rever esta lei, depois de tomar conhecimento da expulsão do colégio de um aluno que usou um turbante sikh. A lei foi mantida.

A “Carta da Laicidade” estabelece que “nenhum estudante pode alegar crença religiosa ou política para contestar o direito de um professor de ensinar uma questão no programa".

Líderes muçulmanos acusam o governo de ter adotado as normas para cercear o seu direito à crença.

Para Boubakeur, presidente do presidente do Conselho Francês da Fé Muçulmana, "90% dos muçulmanos vão se sentir alvos desta crta, enquanto em 99% dos casos eles não representam problema algum à laicidade”.

Valerie Marty, presidente de uma associação de país, lamentou o fato de a carta ser omissa quanto à montagem nas escolas de árvores de Natal, um costume dos cristãos.

Para a estudante Bariza, muitos “alunos vão continuar a mostrar símbolos religiosos, como grandes pingentes, a cruz ou a estrela de David”.

Arthur Rivelois, 16, estudante de uma escola de Paris, afirmou que, como ateu, acha um absurdo que haja pessoas que frequentam uma sala de aula usando símbolos religiosos.

“Eles não precisam mostrar [os símbolos] a todos. Se são crentes, o problema e deles, não nos diz respeito."

Com informação das agências.





Assembleia do Rio é usada para celebração de cultos e missas
março de 2013

Religião no Estado laico

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes