Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cardeal que protegeu pedófilos participará de eleição do papa

Cardeal Roger Mahony deixou de
denunciar os pedófilos à polícia
O cardeal americano Roger Mahony (foto) vai ajudar com seu voto a eleger o substituto do papa Bento 16. Em comunicado, ele afirmou que estará em Roma para agradecer a Joseph Ratzinger pelo serviço que prestou à Igreja e participar da eleição do seu sucessor, em março.

O comunicado causou desconforto na comunidade católica porque Mahony se tornou nos Estados Unidos o símbolo de protetor de padres pedófilos. Quando foi o arcebispo de Los Angeles, ele deixou de comunicar esses criminosos à polícia.

O constrangimento aumentou depois que o arcebispo José Gómez pediu aos fiéis que rezassem por Mahony por sua participação no conclave. Para a associação Catholics United e representantes de vítimas, a presença de Mahony em Roma vai repercutir mal para a Igreja e esperam que ele desista de viajar.

Nos anos em que foi responsável pela Arquidiocese de Los Angeles, de 1985 a 2011, Mahony deixou de denunciar às autoridades policiais os pedófilos. Por decisão judicial, a arquidiocese teve de divulgar recentemente em seu site os nomes de mais de cem padres acusados de abusos sexuais.

Um dos padres é Nicolás Aguilar Rivera. Mesmo denunciado por parentes de vítima, Mahony dificultou a prisão do padre, o que lhe deu tempo para que fugisse para o México, seu país de origem.

O cardeal chegou a emitir um comunicado pedindo desculpas às vítimas e a seus familiares com a alegação de que tinha sido "ingênuo" sobre o impacto dos abusos sexuais. 

Em 2007, a Arquidiocese de Los Angeles fez um acordo extrajudicial pelo qual teve de pagar US$ 660 milhões (R$ 1,2 bilhão) de indenização a mais de 500 vítimas de abuso sexual infantil cometido por padres. A Igreja Católica teve de vender algumas de suas propriedades para poder pagar.





Com informação das agências.

Padres pedófilos são 'monstros destruidores', afirma juíza 
julho de 2912

Casos de padre pedófilo

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...