Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Para criança, fé católica é pior que abuso sexual, diz Dawkins

Richard Dawkins
Dawkins foi criticado por uma afirmação
que já tinha feito em "Deus, um delírio"
O cientista ateu Richard Dawkins (foto) disse em entrevista ao canal árabe Al Jazeera no final do ano que para uma criança é pior ser criada em um ambiente de fé católica do que ser abusada sexualmente por padre.

Dawkins já tinha dito algo parecido em seu best-seller “Deus — um delírio”, lançado em 2005. Mas agora a sua avaliação repercutiu entre religiosos e ateus porque o britânico Daily Mail a destacou, acrescentado que ele tinha feito uma “declaração incendiária”.

A afirmação teria sido o motivo de o físico teórico Peter Higgs, também ateu, criticar publicamente Dawkins, chamando-o de “fundamentalista de si mesmo” e de intolerante em relação aos religiosos.

Sites e blogs de viés religiosos aproveitaram o sensacionalismo do Daly Mail para ressaltar, segundo eles, o destempero de Dawkins.

No britânico The Telegraph, por exemplo, uma blogueira escreveu que a reação ao cientista mostra que “o tempo está se esgotando para um pobre e velho peru de Natal, Dawkins".

No jornal português Expresso saiu um artigo acusando o cientista de ter feito uma afirmação sem provas.

Na entrevista de fim de ano ao Al Jazeera Dawkins fez a afirmação ao falar do caso de uma mulher que tinha superado um abuso infantil, mas não as sequelas de uma educação católica, permeada de demônios, de sentimentos de culpa e do medo de ir para o inferno.
A educação das crianças é um dos temas recorrentes do cientista. Sempre quando tem uma oportunidade, ele fala sobre o tema. Em 2009, por exemplo, quando esteve no Brasil, na Festa Literária de Parati, ele disse que os pais não deveriam impor uma religião aos filhos, para deixar que eles decidam quando atingir uma idade em que tenham discernimento.

Com informação do Daily Mail, entre outras fontes





Pais não devem impor religião aos filhos, afirma Dawkins
julho de 2009

Dawkins   Ateísmo


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...