Pular para o conteúdo principal

Literatura ateísta é uma boa novidade, afirma Verissimo

Luis Fernando Verissimo
"Tudo sobre os males do
monoteísmo é bem-vindo"
O escritor Luis Fernando Verissimo (foto), 76, afirmou que até há pouco tempo não existia literatura ateísta, e é por isso que, segundo ele, os livros de ateus como Richard Dawkins e Christopher Hitchens são “uma boa novidade”. “Tudo o que se disser sobre os males do monoteísmo é bem-vindo.”

A revista Época perguntou se é ele “um cético ou se é só um jogo de linguagem”. Resposta: “Sou um cético total, mas aberto a revelações”.

Veríssimo respondeu por escrito e com seu característico humor à entrevista que a revista publicou esta semana.

O escritor disse, por exemplo, que, se houvesse, aceitaria a reencarnação. “Principalmente se as encarnações anteriores contassem tempo para o INPS.”

A revista quis saber, caso ele acreditasse no cristianismo descrito por Dante, onde se encaixaria melhor, no Inferno, no Paraíso ou no Purgatório.  Resposta: “No Paraíso. Desde que pudesse passar os fins de semana no Inferno.”

Sobre o que nunca fez e gostaria de fazer, disse: “Sexo oral com Angelina Jolie. Pode ser por telefone”.

Com informação da Época.





Livrar tribunais do crucifixo é ato de liberdade, diz Verissimo
março de 2012

Verissimo, ateu famoso.    Ateísmo

Comentários

Unknown disse…
Verissimo is the best :P
Anônimo disse…
Sou fã desse cara, ele é muito foda!
Ps: Sua última frase é compartilhada por quase toda a humanidade, kkkk!

Winston Smith
Unknown disse…
Literatura ateísta é modo de dizer. Na verdade, o que existe é literatura que faça críticas as religiões e, apenas, no sentido religioso.
matherthal disse…
kkkkkkkkkk foda!
Spike disse…
Veríssimo é o cara! Nota 10 pra ele!
Anônimo disse…
Dois conselheiros um Ateu (Verissimo), acendendo a luz, e um padre (Azevedo) quebrando a lampada.
Anônimo disse…
Qual ateu famoso que não agrada outro, esses ateus!!! Hilariante.
Anônimo disse…
Mas tu é um chato de galocha, hein!

E desde quando existe crítica às religiões que não seja em sentido religioso?

Sistema religioso pode ser sócio-político e/ou econômico e/ou filosófico e/ou espiritual. Portanto, criticar a religião em qualquer um destes "sentidos", é criticá-la no sentido religioso.
Anônimo disse…
Já reparei que esse Willian, no sentido de defender a religiosidade, está sempre tentando relativizar as práticas religiosas e as críticas, de modo que a religião pareça ser "vítima" de algumas pessoas religiosas, e não o contrário.

Isso tem um nome: Desonestidade intelectual!
Anônimo disse…
Excelente alegoria!
Petista Vencedor disse…
Na angelina jolie até eu ,
Anônimo disse…
Sou ateu e, de um modo pessoal, não simpatizo muito com o Richard Dawkins.
Anônimo disse…
Ele tem bom gosto!

Como eu sou gay, analogamente eu ficaria com seu atual marido, Brad Pitt!
Anônimo disse…
Agora o will papp disse nada com merd* nenhuma, como sempre,

não é ateismo , é critica as religiões , WTF \0/
Anônimo disse…
putz, que mala.
Mas who cares, não tenho que conviver com ele mesmo : )
Anônimo disse…
Esta é para o will papp

http://3.bp.blogspot.com/-eOnPP4Y_kzs/T0O2y70m24I/AAAAAAAAAs4/FIsDGr0Jjhk/s400/mae-deus-meme1.jpg
Anônimo disse…
Pois é, novamente ele aparece pra tentar definir o que seria ateísmo segundo as conveniências pessoais dele. Ao querer relativizar, ele vive adotando a semântica de "ateísmo" como se fosse a simples descrença em deuses, e ignora completamente o conceito sociológico do ateísmo, o qual ele prefere, a exemplo dos fanáticos religiosos, chamar de "neo-ateísmo".

É só mais um defensor do "ateísmo" de verdade, bem como daquilo que ele considera "religião" de verdade, a despeito da REALIDADE PRÁTICA.
Guilherme disse…
Literatura ateísta é modo de dizer. Pois é importante ressaltar que o autor está confundindo o ateísmo com os faniquitos de militantes neo-ateístas acéfalos e sem instrução acadêmica que estão revoltadinhos com a religião!

Ora, ora, isso não se faz!

PAPPo Furado
Anônimo disse…
"O Analista de Bagé" foi um dos livros mais hilários que já li. O cara é fera - ou como se diz lá em Bagé: "mais engraçado que padre espantando mosquito na missa".
Anônimo disse…
Tchê, tu merece uma sessão com o analista de Bagé e sua técnica do joelhaço, pra deixar de ser bagual!
Anônimo disse…
Veríssimo agrada qualquer um que goste de boa literatura, independente de crença ou descrença. O fato de ser ateu é só um bônus.
xô encosto disse…
Encosto neo-ateísta xiita, obcecado em pentelhar o Papp, ataca novamente.
Unknown disse…
É triste ver que muitos não conseguem entender o que eu escrevo. Fanatismo leva a cegueira intelectual, a comportamentos agressivos, a manifestação de ódio. Fanatismo não é algo exclusivo dos religiosos: ele, também, encontra lugar no coração e nas mentes de alguns ateus. Cuidado.
Anônimo disse…
Isso nao tem nada a ver com "fanatismo ateu". Isto e apenas a natureza troladora do anonimato.
Unknown disse…
Veríssimo é muito bom!
Anônimo disse…
Faniquito de neo-ateistas acéfalos.
Um camarada que fala com o invisivel chamando as pessoas lucidas de loucas.
Guilherme meus pesames espero que voce seja jovem e tenha tempo de se recuperar.
Contradição disse…
Esse Willian Papp diz que a literatura que faz críticas à religião não é ateísta [afinal, ateísmo seria apenas não crer em deuses], e ao mesmo tempo aparece com essa conversa fiada de insinuar fanatismo ateísta!

Assim como os religiosos, ele já usa o termo 'neo-ateísta' pra tentar diminuir os ateus que criticam a religião. Agora já está insinuando fanatismo no ateísmo. Só está faltando começar a dizer que ateístas, ou melhor, 'neo-ateístas' seguiriam dogmas do 'neo-ateísmo'.

Francamente, se ele não for um tremendo TROLL, ninguém mais é.

O pior de tudo é demonstrar ser um troll intelectualóide, pois é o tipo mais perigoso que existe!
Anônimo disse…
Fanboy do Willian Papp detected.

Está utilizando até os mesmos termos daquele TROLL nominal e pseudo-intelectualóide do blog.

Infelizmente são casos perdidos. No máximo, pessoas como você e seu ídolo, poderão se converter e se transformar em beatos defensores da religião!
Roberto disse…
LFV é bom demais. Mas a entrevista da Época mostra que o jornalismo brasileiro vai de mal a pior: as perguntas parecem coisa de jornal de escola.

Observem se isso é pergunta que se faça a um escritor da estirpe do Verissimo: "Sua timidez parece fora de moda. Não é hora de soltar a franga para brilhar ainda mais nos festivais literários?"...

Esse é o conceito de Literatura da Época: ser alegórico para "brilhar" em festivais literários, evidenciando que isso já virou quermesse. Época deve estar confundindo LFV com o... bem, deixa para lá.

O importante é que Verissimo é um dos maiores expoentes da crônica brasileiras das últimas quatro décadas. Agnóstico assumido desde quando os bichos falavam.

O curioso é que LFV é uma das maiores vítimas - senão a maior - de textos apócrifos que circulam na web com frases do tipo "Deus te ama"¹, "A natureza é perfeita"², "A vida é bela"³ e outras fanfarrices cristãs.

Isso aliás revela duas tragédias: primeiro, pela pessoa achar relevância em frases vãs e ficar replicando isso a esmo; segundo, pela criatura ser tão ignorante em matéria de literatura a ponto de não se dar conta de que Verissimo jamais escreveria lugares-comuns desse tipo (e de nenhum tipo).

Pior do que isso só mesmo um cristão dizendo que Verissimo não é genial - só porque ele é agnóstico.

(¹) Exceto se você for gay ou ateu.
(²) Furacões, terremotos e tsunamis not included.
(³) Se você não tem R$ 600 mil em dívidas e/ou se teu filho não tem leucemia.
Unknown disse…
Contradição31 de outubro de 2012 17:06

O que o ateísmo seria além de não crer em Deus (es)?

1 - uma crítica às religiões?

Isso significa que somente os ateus podem criticar as religiões? Teístas não podem?

2 - um importante aliado na manutenção do Estado laico?

Isso significa que só os ateus querem um Estado laico? Teístas não querem?

3 - um forte divulgador e incentivador da Ciência?

Isso significa que somente os ateus promovem e fomentam a Ciência? Teístas não fazem isso?

Você esta conseguindo vislumbrar aonde isso leva?

Vamos começar a raciocinar, gente. Já está começando a ficar vergonhoso.
Anônimo disse…
O curioso é que LFV é uma das maiores vítimas - senão a maior - de textos apócrifos que circulam na web com frases do tipo "Deus te ama"¹, "A natureza é perfeita"², "A vida é bela"³ e outras fanfarrices cristãs.

Isso me lembrou um poema infame (!) atribuído - erroneamente - a Jorge Luis Borges, "Instantes", que fala de arrependimentos no "melhor" estilo "cristão com um pé na cova".

Saudades de quando o cristianismo inspirava belas obras de arte (Dante, Bach, Michelangelo)... Apesar de todo o resto. Mas Deus está enterrado no mesmo cemitério dos semideuses. E sobra vagas de túmulos à farta...
Revelando as Religiões
As religiões são apenas superstições mais elaboradas. Mais elaboradas porque ao longo de sua formação seus criadores foram incorporando seus rituais, suas narrativas, primeiro orais, depois escritas, forjaram seus livros, sua doutrina, teologia, sua literatura, etc. As crenças foram perpetuadas através da doutrinação, repetição, usos, costumes e tradições.
Os livros sagrados de todos os credos são coleções de fábulas, mitologias, lendas e fragmentos de culturas antigas. A prova de que esses livros são mitologias está em seu próprio conteúdo fabulesco. Eram narrativas sujeitas àquela regra: quem conta um conto lhe acrescenta um ponto. Além das supressões, adições, reinterpretações e recriações que esses textos foram recebendo. Não houve nenhuma revelação.
"O Deus é um ser da mesma natureza dos deuses, semideuses, divindades, fetiches, xamãs, toténs, etc, etc, e todos são criações humanas. Todos os salvadores, messias, profetas e pregadores são os precursores dos atuais exploradores de nossa credulidade. Ainda assim, afastar de nossas mentes o Deus herdado desde o colo da mãe é uma tarefa quase impossível. [...]" Assis Utsch ( www.divinamagia.com.br )
Roberto ... disse…
As Muitas Vidas ...,
Achei seu texto engraçadinho, diria mesmo, interessante, bem escrito. Mas, no fim, termina em nada: é apenas um amontoado de palavras. Triste, não é? Não ter a Revelação dada por Deus deixa um texto, mesmo interessante, sem sentido algum; ainda que, aparentemente, pareça trazer um apanhado de conjeturações reveladoras -- digo, pela ótica do racionalismo.
Que o Senhor tenha misericórdia de você. Quando ouvir a sua voz, espero que esteja bem atento para escutar.
Unknown disse…
A que ponto chegamos, um crentelho que fala com o invisível, que acredita em lendas, tornar-se crítico de um texto racional.
Loucos são os outros!
Roberto ... disse…
OMAR MOTTA,

Meu caro, eu não acredito em lendas, como disse; mas, sim, no sobrenatural de Deus. E, mesmo que você não creia, eu respeito seu ponto de vista, mas ao que vejo o oposto não ocorre com você. Afinal, adjetivos como'crentelho' e 'louco', não caracterizam respeito por alguém -- estou errado? Senão, vejamos o que diz a Palavra de Deus sobre esse tema:

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
(2 Timóteo 4:3)"

Logo, é isso que vocês fazem: não suportam a sã doutrina, preferem as falácias racionais, pois assim as suas cuncupiscêcias são atendias e não têm nenhum remorso. Então podem bater no peito e dizer: -- A minha razão é tudo!
Anônimo disse…
Falácias racionais... essa foi ótima! rs
Todo tipo de certeza de ser dono da verdade é tolice, mas entre alguem que fundamenta suas verdades na razão, e alguem que fundamenta suas verdades na emoção do ardor religioso, baseado num livro escrito por homens, compilado pela igreja, repleto de passagens contraditórias e de péssimo gosto, sou muito mais o primeiro.
As suas verdades fanáticas são de uma arrogancia e desonestidade intelectual assustadoras, pois se fundamentam em premissas de fracas ou sem nenhuma evidencia concreta.
Roberto ... disse…
Anônimo4 de novembro de 2012 14:15

>>"Todo tipo de certeza de ser dono da verdade é tolice,.."

Felizmente, meu caro, e para honra e glória do Senhor, não sou o único a ter essa certeza; iguais a mim existem muitos. Graças a Deus!
Jorge Gomes disse…
Para mim ser ateu é apenas não acreditar em deuses. Críticas às religiões foram formuladas por religiosos desde sempre. Um exemplo é o protestantismo que antes de se tornar igreja fez críticas acérrimas à igreja romana. A maioria da humanidade crê em alguma forma de divindade e sem embargo a ciência tem progredido. Não creio que o inventor da roda fosse ateu. O ateísmo que vemos hoje, tem profundas semelhanças com os neo pentecostais: tudo que não esteja dentro de uma estreita margem de visão deve ser descartado. Até mesmo o linguajar, tem muito de Malafaia. Portanto, concordo com sua opinião. No caso dos autores citados por Veríssimo, são ateus fazendo críticas às religiões.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz