Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Grupo inglês de escoteiros rejeita garoto que não crê em Deus


George Pratt
George teria de fazer juramento
comprometendo-se com Deus
O grupo de escoteiros de Somerset (Inglaterra) rejeitou George Pratt (foto), 11, como filiado porque o garoto disse que, por seu ateu, não podia jurar lealdade a Deus.

Faz parte do ritual de ingresso ao grupo o seguinte juramento: "Pela minha honra, eu prometo que vou fazer o meu melhor, fazer o meu dever para com Deus e para com a Rainha, para ajudar as pessoas e manter a Lei Escoteira".

George já frequentava o grupo havia 11 meses e achava que ser ateu não seria empecilho para se tornar um escoteiro pleno.

Nick, 45, pai do garoto, ficou indignado porque, disse, “ser cristão pressupõe ser tolerante e saber perdoar”.

Ele é ateu, mas garantiu não ter interferido na decisão do filho. "Criei George para ser cortês, bondoso e respeitoso”, afirmou. “Ele é um menino inteligente e tomou a decisão por iniciativa própria.”

Disse que o filho foi discriminado só porque não acredita que “um deus tenha criado o mundo em sete dias”.

Alguns grupos de escoteiros da Inglaterra retiraram “Deus” do juramento de lealdade a pedido dos pais e tendo em conta que, de acordo com uma pesquisa de 2004 do governo, dois terços dos jovens de 12 a 19 anos não são religiosos.

O grupo de Somerset, contudo, se manteve irredutível. O porta-voz Simon Carter falou: "Todos os jovens precisam fazer o juramento [nos atuais termos] se quiseram ser escoteiros".

O Brasil tem cerca de 50 mil escoteiros (ou "lobinhos"). Aqui, como em todos os demais países, o compromisso com Deus faz parte do juramento de admissão. Uma das versões brasileiras diz: "Prometo fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e a minha pátria, obedecer a Lei do Lobinho e praticar todos os dias uma boa ação."

Com informação da British Humanist Association, entre outras fontes. 

Arkansas vai ter de aceitar o anúncio 'Você é bom sem Deus?'
agosto de 2011

Intolerância religiosa no mundo.    Ateísmo.



Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...