Pular para o conteúdo principal

'Jesus Cristo Superstar' é cancelado por causa de ortodoxos russos

da BBC Brasil

Um teatro na cidade russa de Rostov (sul) desistiu da produção do conhecido musical "Jesus Cristo Superstar", após a peça ter sido alvo de protestos de cristãos ortodoxos.

A ópera-rock, de Andrew Lloyd Webber, estava prevista para estrear no mês que vem, interpretada por uma companhia teatral russa e pela Filarmônica de Rostov.

Mas manifestantes argumentaram que a obra projeta uma imagem "errada" de Jesus Cristo. Os ortodoxos formalizaram sua queixa com a Promotoria local e escreveram para a gerência da Filarmônica, informou o jornal local Rostov Times.

Citando uma suposta "nova lei que protege os direitos dos fiéis", eles descreveram o musical como uma obra "profana" que deveria ter sido submetida à aprovação da Igreja Ortodoxa Russa.

No entanto, um porta-voz da igreja ressaltou à agência Associated Press não ter nenhuma relação com os manifestantes e com sua petição contra "Jesus Cristo Superstar".
Interferência

A notícia do cancelamento da peça pegou os artistas de surpresa e despertou críticas entre os que acham que a religião interfere demais na vida pública dos russos.

Ao mesmo tempo, tramita na Duma, Câmara Baixa do Parlamento do país, uma lei que poderá criminalizar a ofensa a "sentimentos religiosos dos cidadãos".

Sensibilidades religiosas se tornaram neste ano um tema político na Rússia, diante da punição à banda de punk Pussy Riot, condenada após realizar um protesto contra o presidente Vladimir Putin dentro da catedral ortodoxa de Moscou.

Quanto ao caso de "Jesus Cristo Superstar", um porta-voz da Promotoria de Rostov afirmou à agência Interfax que o pedido dos manifestantes ortodoxos será avaliado e "a decisão apropriada será tomada".

A ópera-rock estreou na Broadway, em Nova York, com sucesso, em 1971, e desde então ganhou versões em teatros de outros países e no cinema, contando os eventos que levaram à crucificação de Jesus Cristo. A peça já havia sido apresentada na Rússia diversas vezes nas últimas décadas.

Rússia está a um passo de se transformar em Estado clerical.
setembro de 2012 

Religião contra liberdade de expressão.   Jesus Cristo.

Comentários

Avelino Bego disse…
A Rússia de Putin está virando um Estado teocrático.
Anônimo disse…
Um estado teocrático e com armamento nuclear.
Anônimo disse…
"Ao mesmo tempo, tramita na Duma, Câmara Baixa do Parlamento do país, uma lei que poderá criminalizar a ofensa a "sentimentos religiosos dos cidadãos".

Existem leis parecidas aqui, só que ninguem liga,ainda bem, igual tantas outras leis ignoradas aqui no brasil.
Anônimo disse…
jesus cristo agora é marca registrada pffffff ...
Anônimo disse…
Peraí, não eram os ateus comunistas que censuravam? Será que os cristaños ortodoxos estão imitando o que eles tanto condenavam?
Anônimo disse…
A organização de um boicote artístico à Rússia seria muito interessante.
Anônimo disse…
A religião esta interferindo demais na vida do povo russo bem mais do que devia. Mais governantes na maioria ou são religiosos fundamentalistas ou são satanistas no mal sentindo mesmo , ou são participantes do seitas secretas ..
Anônimo disse…
Dê direito de veto aos 'cristões" e você verá censura por todos os lados, ô racinha feladaputa!
Anônimo disse…
Dê poder demais aos cristãos e eles podem se tornar piores que os muçulmanos.
Anônimo disse…
E o pior a onu aprovou.. Fiquem de olho vem ai o apocalipse nazi-religioso, se você não for religioso você esta fudido.. Depois esses noiado cristão vem falar de apocalipse que serão perseguidos e mortos e blá blá blá, que nação que vai perseguir e matar cristãos a rússia ? Os eua ? O afeganistão ? O cambojá ? Kakaka
Anônimo disse…
Parabéns a Russia...tinha que fuzilar no paredão estes otários blasfemos.

Vai fazer teatro de verdade raça dos infernos.


ANTI-ATEU
Anônimo disse…
Olha o amor cristão aí gente, ô povinho safado esse viu.
Anônimo disse…
Como eu adoro ver o "amor-cristão" em ação. =p

Paulopes - não peço p'ra retirar o comentário acima, p'ra não impedir a liberdade de expressão [que no Estado Democrático de Direito não é liberdade de ofensa ou de discursar o ódio, que é o que ele fez] deste cidadão, mas ao menos uma crítica ao texto dele seria bem-vinda!
Anônimo disse…
Existiram e existem cristãos comunistas. A relação comunista e ateu, a despeito de Karl Marx, nunca existiu em realidade.

Assim como existem cristão fascistas, como Hitler, existem ateus "fascistas", como Stalin. Julgar as ações unicamente pela crença alheia é preconceito.
andrenalina disse…
Chupa Moscou!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Ditadura instalada.
Anônimo disse…
Se for cristão, nada do que diga ou faça é preconceito, afinal, todos os maus julgamentos alheios feitos por cristãos estão amplamente fundamentados em sua crença!

E não venha com aquele papo de que o cristianismo prega "não julgueis", pois basta pegar a Bíblia inteira e verá que o que mais é pregado (incluindo nos livros do NT) é o julgamento e condenação alheia.
Anônimo disse…
BRICS
Sergio disse…
Jesus segundo a gibiblia transfomava agua em vinho e tinha doze namorados uma peça de teatro e cafe pequeno para ele

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz