Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

sábado, 29 de setembro de 2012

Evangélicos são suspeitos de apedrejarem Iemanjá

Há suspeita de que evangélicos sejam os autores do apedrejamento a uma imagem de Iemanjá localizada na avenida Marechal Castelo Branco, zona sul da cidade de Teresina, Piauí.

A imagem ficou desfigurada: ela foi atingida no rosto e na perna, Os seios e os braços foram arrancados. O vandalismo lembra outra violência pior: o apedrejamento de pessoas em países islâmicos. 

Eufrasina Gomes, da Rede Afro-brasileira de Religiões e Matrizes Africanas no Estado do Piauí, disse que não é a primeira vez que a imagem sofre ataque. “Algumas pessoas continuam a praticar atos de intolerância religiosa”, disse. “Respeitamos a religião dos outros, e por que eles não podem respeitar a nossa?”, questionou ela, que é conhecida como Eufrásia de Iansã.

Iemanjá, que para os umbandistas é a divindade das águas, tem sido perseguida por grupos de evangélicos. Em fevereiro deste ano, por exemplo, em São Vicente, no litoral paulista, integrantes da Associação Amigos Pastores fizeram um protesto contra o projeto de lei para a construção de uma imagem da divindade em uma praia da cidade.

Em agosto, sites evangélicos — incluindo o Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia — criticaram a inclusão da figura de Iemanjá na apresentação brasileira no show de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, alegando que o Brasil é um pais de maioria cristã.

A Rede Afro-brasileira de Religiões e Matrizes Africanas do Piauí vai realizar no local da Iemanjá apedrejada um protesto contra a intolerância religiosa.





Com informação do Cidade Verde.

Evangélicos criticam apresentação de Iemanjá nos Jogos Olímpicos
agosto de 2012

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...