Restauração transforma Jesus em gorila e vira piada na internet



Restauradora achou que
seu trabalho ficou bom

A devota Cecília Gimenez (foto abaixo), 80, estava preocupada com a deterioração pela umidade de um afresco da Igreja de Misericórdia da cidade de Borja, perto de Zaragoza (Espanha), e tomou a iniciativa de restaurá-lo. Dias depois, ela transformou o Jesus pintado no século 19 em uma figura parecida com um macaco.

Cecília Gimenez
Cecília teve
permissão
Na avaliação de um correspondente da BBC, o Jesus da obra de arte de Elias Garcia Martinez se tornou em um “macaco muito peludo em uma túnica mal ajustada”. O nome do afresco se tornou irônico: Ecce Homo (Eis o homem)

O estrago de dona Cecília (foto) deixou perplexos historiadores de arte, fiéis e autoridades clericais e virou motivo de piada na internet, com a reprodução de outras conhecidas figuras de Cristo com a cara de símio pintada pela devota, incluindo o Cristo Redentor do Rio.

O padre responsável pela igreja disse não ter dado autorização a Cecília para que fizesse a restauração, o que ela negou. “O padre sabia! Como eu poderia ter feito algo [na igreja] sem permissão? Ele sabia!”

 Cristo Redentor
com novas feições
Agora, a Igreja discute como restaurar a pintura da “restauração” de dona Cecília, o que não será fácil. Há na internet uma petição que até ontem tinha mais de 11 mil assinaturas para que a obra fique do que jeito está, porque se trata de um “ousado trabalho espontânea artístico que representa um ato de amor cativante e uma reflexão inteligente da situação política e social do nosso tempo”.

Houve quem comparasse a restauradora com nomes da pintura expressionista, como Goya, Munch e Modigliani. Para Daniel Saavedra Valero, um dos subscritores da petição e que se apresenta como historiador de arte, o Jesus da Cecília é "totalmente moderno" porque reflete um "misticismo ingênuo e popular".

Obras "restauradas"
(clique nas fotos para ver o original)

"Última Ceia", de Leonardo da Vinci
Christ Carrying the Cross, de Tiziano Vecellio


Mocking of  Christ, de Annibale Carracci
La Deposizione di Cristo,  de Caravaggio

Com informação da BBC, entre outras fontes.





Espanhola que desfigurou pintura de Jesus quer direitos autorais.