Pular para o conteúdo principal

Polícia de Manaus indicia pastores por estelionato e curandeirismo

A Polícia Civil de Manaus (AM) indiciou no sábado (4) os pastores Walter Pantoja, 49, e Izomar Oliveira da Silva, 32, por estelionato, charlatanismo e curandeirismo. Eles sofreram ameaça de linchamento.

De acordo com acusações, os dois pastores da Igreja Ministério da Restauração e Libertação – Resgatando Vidas  diziam ter poderes de cura milagrosa, mas para obtê-la os interessados teriam de pagar certa quantia, dependendo da gravidade da doença.

A delegada Fernanda Antonucci, do 19º Distrito Integrado da Polícia, disse que houve na semana passada várias queixas contra os pastores.

Ela afirmou que alguns fiéis pararam de tomar remédio por achar que estavam curados. “Alguns morreram.”

Em depoimento à polícia, Pantoja confirmou ter poderes divinos, mas negou que exigia dinheiro dos fiéis para curá-los. “Ninguém era obrigado a entregar envelopes de dinheiro”, disse. “Era apenas uma sugestão.”

Os dois pastores vão prestar contas à Justiça em liberdade.

Pastores milagreiros como Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, se livram da acusação de charlatanismo porque afirmam que quem cura é Jesus por intermédio deles.

Com informação do G1, entre outras fontes.

Macedo comete charlatanismo ao 'curar' gay e 'queimar' Aids.
janeiro de 2012

Milagrentos.

Comentários

romulo disse…
"Pastores milagreiros como Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, se livram da acusação de charlatanismo porque afirmam que quem cura é Jesus por intermédio deles."

Mas é claro, esses dois pastores se esqueceram da lição nº1 no livro dos vigaristas: -Faça, não porque eu estou mandando, mas porque Deus está. Doe, não para mim, mas para a Igreja. Quem te cura não sou eu, é Jesus.
Unknown disse…
Nesse caso, pelo menos, os fieis caíram em si e perceberam a trapaça. Talvez, não pela perspicácia deles mas, sim, pela incompetência dos pastores.
José Henrique disse…
"Ela afirmou que alguns fiéis pararam de tomar remédio por achar que estavam curados. “Alguns morreram.”

Evangélico, você não acredita na Evolução, mas a Evolução acredita em você.
Anônimo disse…
Quem cura e fulano nao sou eu. Isso me basta para enquadrar como estelionato.
Anônimo disse…
Se a lei fosse, de fato, cumprida, a maioria dos pastores seriam presos, incluindo os grandes charlatões da mídia. Mas como as nossas leis não são levedas a sério, muitos pastores nadam no dinheiro.
Cláudia disse…
Valdemiro Santiago não é pego também porque o povo e a JUSTIÇA não querem; depois de tantas denúncias de enriquecimento, a igreja dele continua lotada; mesma coisa Edir Macedo, que mesmo depois de preso continuou a arrecadar milhões; e o tal malafaia que do nada compra um jato particular? Aí ele diz que é por causa da editora dele, mas eu pergunto:

"Onde nesse país de gente QUE NÃO LÊ sequer 1 LIVRO AO ANO, ele consegue enriquecer assim, mandar filho estudar do colégio até doutorado nos EUA, apenas com dinheiro de editora? E numa época em que as mídias impressas estão em crise por causa do mundo virtual?

Nem precisa ser diplomado em investigação pra saber que aí tem, que em troca de curas e milagres em nome de deus, tantos enriquecem meteoricamente e ninguém aí com isso?

Precisa morrer pra alguém fazer algo?

Ai que vergonha!
Anônimo disse…
Ao ver casos como esse de pessoas que deixam de tomar remédios pela fé que vai curá-las de alguma doença e acabam morrendo, concluo que a fé é um sentimento muito perigoso e está longe de ser uma virtude, estando muito mais para uma deficiência humana, por ser incapaz de buscar provas para algo, preferindo uma ilusão reconfortante, que, quando muito, proporciona apenas um efeito placebo, o que não ocorreu com essas pessoas que morreram.

Winston Smith
Adriano disse…
Nada mais me assusta, principalmente no q diz respeito a ignorancia e estupidez humana!

Existem religioes mais radicais q proibem se quer a transfusao de sangue ou orgaos, alegando q se deus quiser q a pessoa venha a sobreviver sera pela vontade dele... ou seja, se o corpo da pessoa responder positivamente contra a doenca, sorte dela e quem leva os louros da gloria é o tal do "divino"

Ainda hj, no seculo q estamos, com a tecnlogia q atingimos, termos acesso a informacoes como estas so mostram uma coisa... o ser humano consegue ser realmente um imbecil... num contexto geral!
Nosferatuzod disse…
E é nessas horas que os religiosos se negam a comentar aqui...
Anônimo disse…
Verdade!Disse tudo!
Bruno de Moura disse…
Eu acho curioso isso tudo. Se uma pessoa pede para você parar de tomar remédios e acreditar na cura divina, ela é acusada de curanderismo. Mas se ela dá 10% ou mais do seu salário (que poderia está sendo usado de forma mais proveitosa), achando que deus vai intervir na realidade lhe dando uma casa própria, isso é perfeitamente condizente com os preceitos da Fé.

Vivemos em um mundo de retardados.
Anônimo disse…
Um fulano qualquer, geralmente sem estudo nenhum, declara que recebeu uma ordem vinda do céu. Nesta ordem que ele não pode recusar, tem que ser o mensageiro e o procurador perpetuo de um ser imaginario.
Eles conversaram e o fulano se convençeu que tinha uma missão.
Pronto e o devoto vai acreditar que ele esta realizando curas pela fé .Isso nem é burrice é retardo mental. Como dito pelo Bruno.
Anônimo disse…
por causa de um divisao de igreja izomar de oliveira junto com alguns fieis arquitetarao um plano contra o pastor walter pantoja , para escandalizar com a vida do pastor walter pantoja , se as curas que acontece for mentira entao é melhor arrancar algumas paginas da biblia, sabemos que quem faz milagres é JESUS , mais o propio JESUS , capacita aquele que se coloca diante DELE, mtas pessoas foram curadas SIM ,mais no nome de JESUS.
Anônimo disse…
Eu como uma serva de DEUS , eu posso ver nessa situaçao,a um confronto de grandes congregaçoes de igreja , sabado eu vivi essa situaçao , e vi uma grande cilada de satanas ,por que eu e mais um grupo de fieis fomos empedido de nos defender, eles eram um grupo violento , fomos agredidos pastor walter nao tevi direito de defesa, foi humilhado e parecia que estavam lidando com um traficante , uma cidadä , que se diz evangélica chamada Aldene , revoltada pelo a saida do pastor walter da congregaçao , se juntou com uma dama da noite cantora de cabaré, chamdada Barbara Bianca , e IZOMAR OLIVEIRA eles agiram com grande ira nao aceitando a saida do pastor WALTER PANTOJA do ministerio , mais DEUS é fiel para comprir todas as promessas. DEUS EU TE AMO.
Anônimo disse…
ass; nelma
Anônimo disse…
ass: Neia
Anônimo disse…
Neia e Nelma, devotas e fieis, acordem para a realidade. Teus lideres não curam ninguem.
Esses fenomenos de cura são placebos, ( sabem o que é ?, pesquisem).
Só em grandes multidões o fenomeo ocorre, pela catarze, ou transe coletivo. Parecem poderosos, mas sozinhos apenas ele e o doente, nada podem fazer porque é mais dificil induzir a pessoa sozinha.
Essa historia de serva é para escravatura, da do em acreditar que pessoas sãs, aceitam voluntariamente serem servas ainda por cima de um ser imaginario, mas que na verdade são escravas dos seus pastores.
Anônimo disse…
Se pelo menos seus pastores ensinassem vocês a escrever direito, já seria alguma coisa.
Estão parecendo seguidoras do "Primaz" Tio Aldo!
Anônimo disse…
Acorda pra vida,trouxa
Cacete, acho que já ouvi esses nomes uma vez! Acho que foram os mesmos caras que foram orar aqui na minha casa uma vez a pedido da minha mãe.

CANALHAS!
Leandro Santiago disse…
True Fact
Anônimo disse…
Putz! Que coincidência hein, Luan!

Winston Smith
Não tenho certeza, é só uma suspeita. Mas esses nomes não me são estranhos...
Anônimo disse…
A culpa, claramente, é dessa cantora de cabaré, dama da noite chamada Bárbara Bianca...Eu ri tanto, eu ri tanto, que chorei, eu cheguei a implorar a Deus, que desse o céu, à essa boa brasileira, chamada Néia, que me fez rir como há muito não ria...Recuperei aquele humor sadio, que parecia para sempre perdido. Talvez a fé(?) na humanidade, ao ver o comentário do Warner, um exercício de sã consciência social e política, a boa vontade em tirar da alienação suas verdadeiras (porque humanas, pertencentes à uma espécie universal, uma fraternidade) irmãs, uma aula de cidadania. E acredito no Luan...esses nomes não me são estranhos...mas a suspeita número um pra mim, é essa Bárbara Bianca - o nome além de tudo é pomposo e sonoro -, cantora de cabaré, e dama da noite. Lógico...!E com esse nome...
Anônimo disse…
Tem uma filha de um cantor gospel morrendo doente no hospital se não me engano com leucemia. Eu pergunto o que esta acontecendo, deus estara deixando ela sofrer ? Aquele mesmo deus que ama o mundo e enviou seu filho para que todos tenham vida nele e blá blá blá, o que esta acontecendo é o diabo que esta matando a menina, mais cade o poder da igreja , cade a verdade do pede e recebereis? Então o que esta acontecendo e porque deus ainda não curou a criança? Deus estará deixando ela sofrer ? Mais deus não é o salvador o amante da humanidade que mata seu filho por ela? Como pode ele deixar alguém sofrer? Então eu pergunto de novo o que esta acontecendo o diabo esta vencendo. Mais não esta escrito que o diabo sai afugentado em nome de jesus ? O que falhou o que esta dando errado? E se a menina morrer o diabo venceu? E aquela história de fé e que tudo que pedir em seu nome seria feito, falhou ? E se a menina morrer vão dizer o que, que era a vontade do deus dela , mais o deus dela não é o deus judaico-cristão aquele que não mente(sic) e que ouve tudo até pensamento. E se ele ouve tudo e com suas promessas não seria uma obrigação de sua devida vontade curar a criança. Então eu pergunto o que esta acontecendo?

Acordem crentes paspalhos deus não existe é vocês que torna tudo ocasional.
Anônimo disse…
Uéé...mas a culpa não era da cantora de cabaré, dama da noite, chamada Bárbara Bianca?
Yuri disse…
É tudo culpa da Bárbara Bianca xD
Anônimo disse…
Edir macedo Malafaia e Valdomiro fazem isso toda hora e poque não foram indiciados

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...