Pular para o conteúdo principal

Bancadas evangélicas crescem nas câmaras de vereadores de capitais

Título original: Evangélicos aproveitam rebanho para aumentar poder político
Fontes: IBGE, Transparência Brasil, TSE e Valor
por Alessandra Saraiva e Guilherme Serodio para Valor

A corrida pelas eleições municipais começou oficialmente no fim de semana com perspectivas favoráveis para candidatos evangélicos. Levantamento feito pelo Valor com dados do mais recente recorte sobre religião do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra crescimento expressivo no número de fiéis evangélicos em cinco das principais capitais brasileiras na última década.

Para analistas, o aumento do número de evangélicos nas capitais vai se refletir fortemente nas urnas, principalmente nas eleições para vereadores. Os números mostram que a expansão de fiéis entre os anos de 2000 e 2010 impulsionou o crescimento na bancada evangélica de vereadores no mesmo período. O mesmo deve ocorrer nas votações deste ano, avaliam especialistas.

Todas as cinco capitais pesquisadas pelo Valor entre 2000 e 2010 apresentaram aumento no número de vereadores evangélicos, no período. De acordo com o IBGE, houve acréscimo de 16,09 milhões de evangélicos no país, na última década, totalizando 42,275 milhões em 2010, cerca de 22% da população brasileira.

A expansão no número de pessoas desta fé vai impulsionar ainda mais a sua presença na política, diz o cientista político da PUC-Rio, César Romero Jacob. Para ele, o aumento da participação dos evangélicos deve ser mais perceptível nas câmaras de vereadores do que em prefeituras. Isto porque em eleições majoritárias candidatos de bandeira religiosa esbarram na rejeição de outros segmentos. Mas sua influência política é tão grande que obrigará candidatos a prefeitos que não compartilham desta fé a promoverem articulações com representantes evangélicos durante a campanha e incluí-los em sua base de apoio.

As recentes mudanças nos perfis religiosos dos eleitores já influencia a fotografia de alianças políticas no país. ParaJacob, o divisor de águas foi a aproximação do PT aos evangélicos neopentecostais na eleição presidencial de 2002. O partido sempre teve a desconfiança deste eleitorado, por sua posição progressista em temas como o aborto e por estar historicamente ligado à Igreja Católica por meio das Comunidades Eclesiais de Base, uma de suas forças fundadoras. "Hoje direita e esquerda negociam com os evangélicos", diz.

Os neopentecostais, de onde saíram políticos como o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR) e o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB-RJ), são a ramificação evangélica mais organizada politicamente em âmbito nacional. Na análise de Jacob, a participação desta corrente nas eleições é marcada pelo "voto de cabresto", sistema tradicional de controle do voto do eleitor. Na prática, os eleitores neopentecostais votam mais em nomes do que em princípios, avaliou Jacob. "Essa população, normalmente com baixo nível de escolaridade e de informação política, acaba seguindo o que o pastor recomenda", diz.

As eleições de representantes neopentecostais têm ainda um fator geográfico, analisa Jacob. Como essa população concentra-se nas periferias dos grandes centros urbanos, é dos subúrbios que devem sair os vereadores evangélicos nas grandes capitais.

Mesmo religiosos que se engajam na vida política admitem a existência do "voto de cabresto" usando a fé como arma. É o caso do pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mozart Noronha, que foi candidato a deputado estadual pelo PSOL, no ano passado, no Rio. "Existem lideranças, bispos, que dizem aos fiéis em quem eles devem votar", diz.

Crescimento dos evangélicos vai
se refletir nas eleições municipais
O avanço no número de fiéis evangélicos pode gerar, ainda, expressiva aversão a outros candidatos com ideologias distantes das defendidas por este tipo de fiel, na análise do especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela USP e sócio-diretor da consultoria Stratégia Marketing Político, Alan Kardec Borges. "Se alguém vira evangélico, isso não significa que esta pessoa vai votar sempre em candidatos evangélicos", avalia. "Mas, certamente, este evangélico dificilmente votaria em um candidato que defenda o aborto ou o casamento entre os homossexuais", afirma, citando temas cuja defesa é combatida fortemente por correntes neopentecostais.

Outro instrumento vantajoso dos vereadores de orientação evangélica nas eleições deste ano será a eficaz propaganda boca a boca, na avaliação do analista da CAC Consultoria Política, César Alexandre Tomaz de Carvalho. Enquanto vereadores de outras religiões aproveitam ao máximo a visibilidade televisiva, o chamariz dos candidatos ligados aos evangélicos é a corrente de informações dos próprios fiéis, observa Carvalho. "Evangélicos quase não aproveitam o seu tempo de TV, em propaganda eleitoral. O método deles é mais direto, mais eficaz", acrescenta.

A eficácia no planejamento de recursos para as campanhas políticas é outro fator que deve ajudar os políticos evangélicos, na análise do diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo. "No Brasil quem elege é o dinheiro. Qualquer grupo que planeje suas candidaturas sabe disso. E eles, os evangélicos, planejam", diz.

Número de evangélicos cresce 61,45% em 10 anos, diz IBGE.
junho de 2012

Estatística das religiões.     Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
AGORA SIM VAI TER MAIS ROBALHEIRA E DAQUI A PQ ALÉM DOS IMPOSTOS TEREMOS TB QUE PAGAR DIZIMO A ESSA CAMBADA DE LOBO EM PELE DE OVELHA.
Plim! disse…
A Constituição diz que todo o poder emana do povo, mas os únicos poderes que o povo tem é de ouvir as campanhas políticas e apertar o botão da urna eletrônica.
Plim! disse…
Enquanto que os candidatos tem o poder de falar, influenciando os que ficam ouvindo, mas os candidatos fazem parte do povo e na hora de apertar o botão da urna, os candidatos devem votar em si mesmos.
Anônimo disse…
Isso significa que teremos mais corrupção e roubalheira, já foi provado que de todos os políticos os que tem mais problemas com a justiça e fazem projetos e leis estúpidos e idiotas são esses candidatos.
Anônimo disse…
Estamos fodidos.
Anônimo disse…
É nessas hora que eu penso: "isso vai dar merda". E vai mesmo.
Anônimo disse…
Misericórdia o sangue dos ateu tem poder esta amarrado.
Eleitor do voto em branco disse…
Por que votar em branco?
Porque nenhum candidato me satisfaz e sendo o voto secreto, ninguém sabe que eu votei em branco, mas ao dizer que eu votei em branco, meu voto deixou de ser secreto.
Anônimo disse…
Todos que ja conviveram com politicos sabem muito bem,que os mesmos são do tipo de pessoa que tem de deixar os escrupulos de lado e abraçar qualquer oportunidade, é o caso dos evangelicos tambem. Eu não isento nenhum politico da lista negra. Enquanto houver gente chorando em fila de hospital não voto em ninguem mais. Eu coloquei no facebook, uma foto onde se ve um lider religioso coberto de ouro, e do outro lado uma criança morrendo de fome, pedi que alguem me justifica-se a foto, e ninguem teve a coragem de comentar. Nenhum devoto ate hoje passados 30 dias falou alguma coisa, pois são todos manipulados e tal qual um animal de tração so olham para frente, e na frente esta o seu lider, todo poderoso que não resolve nada e poe a culpa no coitadinho do devoto.
Evidente que ao dar poder a esses canalhas pelo voto o circulo vicisoso se mantera cada ves mais forte. Eu vejo canalhas de carteirinha virando evangelicos do dia para noite e assim vai a nossa depauperada democracia........
Vermes parasitas se multiplicam rápido mesmo.
Wickedman disse…
Estamos na contra-mão. Enquanto a Europa se seculariza, a população brasileira emburrece. Estamos rolando ladeira abaixo. Estou considerando me mudar pra Dinamarca.
juliano disse…
"o inferno" vem aí
Zunga disse…
Muçulmano, homens e mulheres sem qualquer conhecimento do Evangelho e sem nenhum contato com os cristãos estão se convertendo a Cristo por meio de sonhos e visões de Jesus

http://andandonagraca.blogspot.com.br/2012/07/muculmanos-se-convertem-cristo-por-meio.html
Anônimo disse…
Notícia triste!
Delírio. Nada mais.
Anônimo disse…
Engraçado ateus não tem delírios , não tem demônios nada nadinha de nada, a gente fala o que quer das divindades e nunca um raio acerta nossa cabeça. kakakaka

Um ateu que ouve vozes e vê pessoas mortas esquizofrenico.

Um crente que ouve vozes e vê pessoas mortas é iluminado santo ungido. Kakaka
Zunga disse…
Ki Ki Ki
Danilo M. disse…
Luan,a questão é,os candidatos hoje não precisam analisar,mostrar,elaborar projetos e propostas para melhorar a qualidade de vida do povo,basta ser evangélico para ter voto garantido.Eu vejo o quanto essa gente é cega, esses dias mesmo um cara publicou no facebook que se a Marisa Lobo fosse candidata a alguma coisa já teria seu voto,infelizmente é assim.Tem religião que quer tomar o Estado,esses religiosos tem sede de poder, eles estão exigindo cada vez mais espaço e o que é pior eles estão conseguindo,e depois eles dizem que os gays querem dominar o país!!!!
Hidéquel disse…
A velha e carcomida generalização ateia...e com isso nem percebem que há ateus politicos,e que nem todos são mau-carater....o carater esta na pessoa,independente de ser religioso ou ateu...que preconceito mais idiota!
Concordo, Danilo, concordo plenamente.
Yuri disse…
Vou só terminar minha graduação aqui e vou ver se consigo um mestrado em algum país britânico. Quem sabe se com sorte eu consigo morar por lá.
Yuri disse…
Alguem aqui tá falando do caráter dos evangélicos?
A notícia denuncia o voto de cabresto religioso, que pode ser falha de caráter, mas não ocorre com políticos assumidamente ateus.
Anônimo disse…
Eu acho que deveríamos chamar esse fenômeno de neocoronelismo. Não vejo muita diferença do velho coronelismo, não.
Anônimo disse…
Mais uma noticia fraude para alegrar fanatico.
Anônimo disse…
É nessas hora que eu penso: "isso vai dar merda". E vai mesmo. ²
Yuri disse…
Os donos do Blog são um bando de covardes, excluíram o meu comentário criticando a matéria, o comentário era sensato, não tinha um palavão ou caixa alta. São uns desonestos, provavelmente a "notícia" é mentira, pois a única fonte é um dvd vendido pela a associação CBN, que é cristã fanática. Sequer há notícias em outros sites que não sejam cristãos.
"Essa população, normalmente com baixo nível de escolaridade e de informação política, acaba seguindo o que o pastor recomenda", diz.
_Quanto preconceito; que pensamento sórdido! Como sempre, acham que estão cheios da razão!
_Como se atrevem a falar nestes termos de pessoas que costumam tentar seduzir(porque não tem caráter), com seus discursos inflamados e mentirosos?
_Como se atrevem a ridicularizar, enganar,, mentir...?
_É, são o retrato fiel do que trazem dentro de si.
Anônimo disse…
Isso nao é preconceito algum, é um fato, facilmente constatado quando se frequenta essas igrejinhas, especialmente em areas mais pobres e em epoca de eleiçao
_Pessoas inteligentes, tendem a não generalizar outras pessoas por conta das atitudes que elas tomaram.
_Ninguém é culpado pelas decepções que possam ter causado a você.
Unknown disse…
O Brasil tá lascado mesmo, esses rebanhos protestantes estão colocando esses malandros no poder, aproveitem mesmo às custas do bestas.
Unknown disse…
Verdade...
Unknown disse…
Como diria Raul Seixas: "Vote nulo, não sustente parasitas".

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...