Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

sábado, 9 de junho de 2012

MP estuda pedir demolição de templo da Mundial que roubou rua

O Ministério Público do Estado de São Paulo poderá enviar à Justiça um pedido para a demolição do templo que a Igreja Mundial está construindo em São Paulo, no bairro Santo Amaro, zona sul. Com a conivência de autoridades municipais, a construção roubou 137 metros de um terreno previsto em lei para ser o prolongamento da rua Bruges, até a Benedito Fernandes, conforme mostra o mapa acima.  

Hussain Aref Saab, que foi diretor do Aprov (Departamento de Aprovação de Edificação), da Prefeitura, teria participado de manobras ilegais para permitir que a igreja de Valdemiro Santiago assumisse um pedaço da rua. A informação é de Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, do Estado de S.Paulo.

Saab se afastou do Aprov após denúncias de que ele se tornou proprietário de 125 apartamentos em 7 anos, levantando a suspeita de enriquecimento ilícito.

As obras começaram em março de 2011 sem alvará, apenas com documento provisório chamado “direito de protocolo”. Os vizinhos alertaram as autoridades de que a Mundial estava se apoderando de um trecho do traçado da rua, mas nenhuma providência foi tomada.

Em março do ano passado, o prefeito Gilberto Kassab mandou para a Câmara um projeto de lei que, se fosse aprovado, revogava a lei do prolongamento da rua Bugres. Foi uma tentativa do prefeito de legalizar o roubo do terreno pela Mundial. Não deu certo porque alguns vereadores anteciparam que votariam contra o projeto de lei, que, por isso, foi retirada de tramitação.

No mês passado, a Secretaria Municipal de Habitação informou que um grupo técnico ia examinar a legalidade das obras do novo templo.

Não se sabe quando esse grupo apresentará a sua avaliação. Enquanto isso, as obras seguem em ritmo acelerado, segundo o jornal, possivelmente com o propósito de dificultar uma provável decisão judicial pela sua demolição.

Trecho de rua do qual a Igreja Mundial tomou posse
Igreja de Valdemiro tomou posse de espaço público
Com informação do Estado de S.Paulo.

Comentários no Facebook.   Valdemiro Santiago.

Prefeito do Rio propõe legalização de templo irregular da Mundial.
abril de 2012

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...